terça-feira 17 de outubro




Flavio Cafiero

Flavio Cafiero
 
Flavio Cafiero nasceu no Rio de Janeiro em 1971 e mora em São Paulo desde 1994. Com formação publicitária, trocou a carreira de executivo pela de escritor. Em 2013 venceu o Prêmio Off-Flip de Literatura na categoria conto e, junto com seus colegas de curso de escrita criativa, publicou seu primeiro texto na coletânea 336 horas, organizada por Noemi Jaffe. Também em 2013 publicou seu primeiro romance, O frio aqui fora, pela Cosac Naify, livro que concorreu ao Prêmio Jabuti e ao Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2014 estreou como dramaturgo profissional com a peça Antes de mais nada, produzida por Germano Soares Baía e dirigida por Zé Henrique de Paula, e lançou mais dois livros: a antologia de contos Dez centímetros acima do chão, novamente pela Cosac Naify, obra contemplada com o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, e a novela O capricórnio se aproxima pela E-Galáxia, exclusivamente em formato digital. Hoje, além de se dedicar à literatura, segue escrevendo para teatro, cinema e televisão.
 
Foto do autor por Mila Bertoluci.
 
Site do autor: www.flaviocafiero.com
 

Sobre O frio aqui fora:
 
"Narrativa ousada e caudalosa."
Valor
 
"'Esperanças encalhadas num rio sem correnteza' são palavras de Luna a certa altura da narrativa que poderiam muito apropriadamente ser o título deste romance de clima tão soturno. Flavio Cafiero exige muito do leitor e, se este não o abandonar logo no começo, se sentirá recompensado ao chegar a última página deste seu romance de estreia."
Rascunho
 
 
Sobre Dez centímetros acima do chão:
 
"Nesta sólida coletânea de contos, Cafiero revira as miudezas da classe média com um estilo abrasivo, irônico e formalmente insubordinado. Com determinação obsessiva e discursos caudalosos, seus tipos nos expõem um catálogo de ansiedades, sofrimentos, esperanças e mesquinharias da vida moderna."
Daniel Galera
 
"Ele tem uma qualidade técnica e um jeito muito pessoal de falar sobre as coisas, meio melancólico e perturbador, bem filosófico, mas ao mesmo tempo simples."
Noemi Jaffe
 


OBRAS 
 
Romances
O frio aqui fora, 256 páginas - Cosac & Naify, 2013
2013- O frio aqui fora

 
Novela
O capricórnio se aproxima, 24 páginas - E-Galáxia, 2014
 

Contos e Crônicas
Dez centímetros acima do chão, 160 páginas - Cosac & Naify, 2014
2014 - De centímetros acima do chão
 
 
Teatro
Antes de mais nada, 2014
 
 
Prêmios
2015 - Dez centímetros acima do chão, Prêmio Jabuti, 2º Lugar na Categoria Contos e Crônicas
2015 - Dez centímetros acima do chão, finalista do Prêmio Oceanos
2014 - O frio aqui fora, finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura
2013 - Dez centímetros acima do chão, Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2013, categoria Contos (com o título de As últimas aventuras do herói), pelo "domínio da narrativa, o controle do ritmo e a proposta estética coerente dos textos".
2013 - Prêmio Off-Flip de Literatura na categoria conto

Obras em Destaque

  • imagem

    O frio aqui fora

    Cosac & Naify - 2013 - 256 págs.

    Um homem perde a promoção de cargo na empresa em que trabalha há treze anos. Ao mesmo tempo, é abandonado pela namorada. Tudo se desestabiliza e o mundo, agora, está diferente: os mecanismos de sobrevivência se tornam evidentes, as relações se revelam instáveis, as certezas amolecem. Até mesmo as palavras perdem os sentidos cotidianos.
     
    Nesse cenário subitamente movediço, o projeto engavetado desde a adolescência começa a emergir: precisa se tornar um escritor. A solidão de quem tem o próprio futuro nas mãos é esmagadora. O mundo é traiçoeiro e, como nas savanas africanas, tudo pode mudar a qualquer momento. Intenção e acaso, razão e instinto, equilíbrio e caos: as fronteiras se dissolvem em um agora eterno. Caminhar parece ser a única forma de escapar. O tempo presente é áspero. O frio, aqui fora, pode ser insuportável.

  • imagem

    Dez centímetros acima do chão

    Cosac & Naify - 2013 - 160 págs.

    Dez centímetros acima do chão, primeira antologia de contos de Flavio Cafiero, é um livro sobre o que não está dito. Em alguns dos 14 contos, os subtextos surgem em notas de rodapé e se revelam para o leitor. Em outros, o leitor encontra sentidos camuflados em detalhes cotidianos: um cão deitado no caminho pode ser uma mensagem cifrada, uma planta doente prevê o futuro, um oratório no canto da sala encerra histórias ocultas. Em outros, ainda, o implícito vem flagrado em instantes suspensos, como numa foto: a borbulha de infiltração no assoalho, a expressão de susto no rosto do interlocutor, o pequeno salto dez centímetros acima do chão. 


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design