terça-feira 17 de outubro




Veronica Stigger

Veronica Stigger
Veronica Stigger nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001, mora em São Paulo. É escritora, crítica de arte e professora universitária. Em 1991, ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde conheceu o poeta, professor e crítico literário Eduardo Sterzi, com quem vive até hoje. Chegou a trabalhar em redações de rádio, televisão e jornal, mas as abandonou para se dedicar à pesquisa universitária. É mestre em Semiótica pela Unisinos e doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atualmente, é coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora nas Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da FAAP e na Pós-Graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Seu livro de estreia, O trágico e outras comédias, uma reunião de contos, foi publicado primeiramente em Portugal pela editora Angelus Novus, de Coimbra. No ano seguinte, o livro ganhou edição brasileira pela 7Letras, do Rio de Janeiro. Depois deste, publicou mais nove volumes: sete adultos e dois infantis.
 
Em seus livros, explora as diferentes formas literárias, desrespeitando propositalmente os limites de gênero. Por isso, seus textos assumem os mais diversos formatos: contos, poemas, peça teatral, legenda, anúncio publicitário, palestra etc. Desde 2010, vem realizando também intervenções artístico-literárias em exposições coletivas e individuais. Não por acaso, dois de seus livros se originaram de projetos de literatura pensados para outros suportes que não o livro: Delírio de Damasco decorre da instalação visual Pré-Histórias, 2, realizada nos tapumes da unidade em construção do SESC da Rua 24 de Maio, em São Paulo, em 2010, e Minha novela de vídeo homônimo apresentado na exposição individual Sarau, ocorrida entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, na Casa do Brasil, em Bruxelas. No teatro, em 2013, assinou a dramaturgia da peça ¡Salta!, do Coletivo Teatro Dodecafônico, de São Paulo, e, naquele mesmo ano, teve textos seus adaptados para o palco pelas companhias Súbita e Casca no espetáculo Extraordinário cotidiano, apresentado em Curitiba, e por Felipe Hirsch no espetáculo Puzzle, apresentado em Frankfurt e São Paulo e, em 2015, no Rio de Janeiro.
 
 
OBRAS
 
Romances
Opisanie świata -  2013, Cosac
 
2013 - Opisanie świata
 
 
Contos e Crônicas
O trágico e outras comédias – 2004, 7Letras
Gran Cabaret Demenzial – 2007, Cosac Naify
Os anões – 2010, Cosac Naify 
Massamorda – 2011, Dobra 
Delírio de Damasco – 2012, Cultura e Barbárie
Minha novela – 2013, Cultura e Barbárie
Sul (96 págs.)  – 2016, Editora 34
2004 - O trágico e outras comédias2007 - Gran Cabaret Demenzial2010 - Os anões2016 - Sul
 
 
Infantil
Dora e o Sol – 2010, 34
Onde a onça bebe água [em coautoria com o Eduardo Viveiros de Castro]. 2015, Cosac Naify
2016 - Dora e o sol2015 - Onde a onça bebe água
 
 
Edições estrangeiras
O trágico e outras comédias. Coimbra: Angelus Novus, 2003
Argentina: Sur / Sul / trad. Gonzalo Aguiar - 2014, Grumo
Revoltijo – 2014, Mariposa Cartonera, [Tradução de Massamorda para o espanhol]
México: Opisanie Swiata – (no prelo), Ediciones Antílope
2014 - Sur
 
Prêmios
* 2010 - Finalista do Prêmio Fato Literário da RBS
* 2013 - Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional [por Opisanie świata]
* 2014 - Prêmio São Paulo de Literatura - Autor Estreante (acima dos 40) [por Opisanie świata]
* 2014 - Prêmio Açorianos para Narrativa Longa [por Opisanie świata]
* 2014 - Terceiro lugar no Prêmio Jabuti para Romance [por Opisanie świata]
* 2014 - Finalist do Prêmio Portugal Telecom [por Opisanie świata]

Obras em Destaque


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design