segunda-feira 23 de outubro




Patrícia Campos Mello

Patrícia Campos Mello

Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. Cobre economia, relações internacionais e direitos humanos há 15 anos. Já esteve em quase 50 países fazendo reportagens.
 
É  formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Business and Economic Reporting  pela Universidade de Nova York, onde recebeu uma bolsa de estudos.
 
Em 2015, foi três vezes para Síria, Iraque e Turquia fazer reportagens sobre os refugiados e a guerra.  Está escrevendo para a editora Companhia das Letras o livro Lua de Mel em Kobani, em que conta a  história da guerra contra o Estado Islâmico na Síria através do olhar de um casal de refugiados sírios que sobreviveu ao cerco de Kobani, em 2014, e vive lá até hoje.
 
Foi a primeira jornalista brasileira a cobrir a epidemia de Ebola em Serra Leoa, em 2014 e 2015 e a primeira jornalista brasileira a entrevistar um comandante do Estado Islâmico na Síria.
 
Foi correspondente em Washington do  jornal Estado de S. Paulo de 2006 a 2010. Fez coberturas sobre a crise econômica nos EUA e as eleições de 2008 e 2012; cobriu a guerra do Afeganistão em 2009, “embedada” com as tropas americanas. Cobriu também os atentados de 11 de Setembro em Nova York, em 2001. Foi repórter do Valor Econômico e Gazeta Mercantil, pelo qual foi correspondente na Alemanha, em 1999. É autora de Índia: Da miséria à potência, publicado pela Editora Planeta e O mundo tem medo da China, Editora Mostarda.
 
Foi vencedora do Prêmio Folha e Prêmio Estado. Venceu o Troféu Mulher Imprensa 2016, categoria repórter de jornal.
 
 
Foto da autora por Kiko Ferrite.
 
 
 
OBRAS
 
 
Não Ficção
O mundo tem medo da China? Nós também (102 páginas), 2005, Editora Mostarda/Terceiro Nome
Índia: da miséria à potência (152 páginas), 2008, Planeta
Lua de mel em Kobani, Companhia das Letras, no prelo 
2005 - O mundo tem medo da China? Nós também2008 - Índia: da miséria à potência
 
 

Obras em Destaque

  • imagem

    Índia: da miséria à potência

    Planeta - 2008 - 152 págs.

    O retrato de uma nação em transformação, que permanece um mistério para a maioria dos brasileiros, mostra o esforço do governo e do empresariado para construir, externamente, a imagem de um país competitivo na economia e democrático nas instituições.

  • imagem

    O mundo tem medo da China? Nós também

    Mostarda/Terceiro nome - 2005 - 102 págs.

    A China faz o mundo tremer. Seu vertiginoso crescimento econômico, sua gigantesca população, sua fome por bens e serviços de todos os tipos e de todas as origens, sua notável capacidade de transformar-se, sua crescente e às vezes intimidadora presença no cenário político e econômico internacional, as expectativas, as esperanças, as paixões e os temores que gera tornam-na um dos fenômenos mais espetaculares e, ao mesmo tempo, mais intrigantes do mundo contemporâneo. Já foi o maior império da Terra. Mas por muito tempo teve seu brilho ofuscado por outras potências, mesmo da Ásia. Quando despertou novamente, ela o fez de modo assombroso. Poucas vezes se viu uma nação de dimensões como as da China crescer tão depressa e durante tanto tempo. Mas a China também invade mercados de outros países, afastando concorrentes com a mesma falta de cerimônia que se observa nos grandes aglomerados urbanos do país. Ameaça-os e por vezes os esmaga com sua imbatível competitividade em setores diversos e cada vez mais numerosos. De aliado inseparável pode transformar-se em adversário quando seus interesses, apenas seus interesses, assim recomendam. De tanto crescer, e de modo tão rápido, pode ver-se obrigada a parar de maneira abrupta. O que acontecerá então com o gigante? E com o resto do mundo? É um enigma sobre o qual este livro lança luzes.


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design