quarta-feira 19 de dezembro




Thiago Tizzot

Thiago Tizzot

Quando conheci a obra de JRR Tolkien, algo me marcou profundamente. Aquele universo, a Terra-Média. Um mundo criado por uma pessoa e que parecia estar vivo. Fiquei fascinado com aquilo e decidi conhecer mais sobre o assunto. Li tudo que tinha disponível do Tolkien em português e depois fui ler sobre a criação de mundos. Na época eu jogava RPG e comecei aos poucos a aplicar minhas teorias sobre criação de mundos nos elementos do jogo. Assim surgiram os Basiliscos, um grupo de heróis que vagava pelo mundo atrás de fama e riqueza. Depois de algum tempo escrevendo estes estudos, percebi que tinha um livro em mãos e foi a primeira vez que a ideia de se tornar escritor apareceu.

Organizei os textos e comecei a mandar para editoras, final dos anos 1990, ninguém dava bola para Fantasia aqui no Brasil. Recusas. Uma série de eventos fez com que sem planejar eu estivesse no papel de editor, eu tinha uma editora e apesar de relutar decidi publicar meu primeiro livro. Logo depois de publicar O Segredo da Guerra, em 2006, mais uma vez o inesperado apareceu e ao final do ano além de uma editora eu tinha uma livraria. Abrir uma livraria foi uma das coisas decisivas para minha formação de escritor, para poder montar o acervo da loja entrei em contato com diversos autores e livros que talvez de outra forma não conhecesse. Títulos bem longe da minha zona de conforto, a Fantasia. Hoje já publiquei três livros, participei de diversas antologias e periódicos literários e continuo construindo meu universo imaginário. Breasal. Cada história, cada texto um pouquinho mais sobre esse mundo que adoro criar.


 
OBRAS
 
Romances
Três viajantes (140 págs.) – 2014. Arte & Letra
O Segredo da Guerra (314 págs.) – 2005. Arte & Letra
2014 - Três viajantes2005 - O Segredo da Guerra
 
 
Contos & Crônicas
A ira dos dragões e outros contos, 2009. Arte & Letra
2009 - A ira dos dragões e outros contos
 

Participação em antologias
Mundo de Fantas - 2014. Estronho
Crônicas de Espada e Magia – 2013. Arte & Letra/Argonautas
Lama. 2014 - Máquina de Escrever
48 Contistas Paranaenses, org. Luiz Rufatto. 2014 - Biblioteca Pública do Paraná
t. , 2013 - Tupi Editions (França)

 

Obras em Destaque

  • imagem

    A ira dos dragões e outros contos

    Arte & Letra - 2009 - 210 págs.

    Da parceria do renomado ilustrador John Howe e Estus Daheri surgiram os contos que compõem este livro. Partindo dos desenhos de Howe, Estus combinou-os com o seu universo, o mundo de Breasal apresentado em seu livro anterior O Segredo da Guerra. Um livro repleto de perigosas bestas, magias e guerreiros poderosos, A Ira dos Dragões e Outros Contos é um título indispensável para os fãs de Fantasia e que sem dúvida agradará leitores de todos os gêneros. A escrita envolvente e clara de Estus leva o leitor a uma viagem pelos céus de Breasal, a uma busca pelo verdadeiro amor, uma caçada aos assassinos de toda uma vila ou uma missão que poderá resultar na libertação de todo o mundo. Nascido no Canadá e atualmente residindo na Suíça, John Howe é um dos mais importantes ilustradores da obra de JRR Tolkien. Sua contribuição para o cinema também está muito ligada à Fantasia. Ele foi o artista que ajudou a conceber e transportar para as telas os personagens e cenários de filmes como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia. Além disso, ilustrou inúmeros livros e realiza exposições por todo o mundo.


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design