Luiz Eduardo Soares
Luiz Eduardo Soares é antropólogo, cientista político, pós-doutor em filosofia política e uma das maiores autoridades do Brasil em segurança. Ocupou os cargos de secretário nacional de Segurança Pública e o de coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Luiz Eduardo é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Tem vários livros publicados, entre eles os best-sellers Cabeça de Porco, com MV Bill e Celso Athayde; e Elite da Tropa que tem como co-autores dois ex-membros do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel. O filme Tropa de Elite (de José Padilha) e o livro Elite da Tropa nascem da mesma matéria prima, e dialogam entre si.
Na década de noventa, Luiz Eduardo publicou principalmente livros de ensaios e de interesse acadêmico; além do romance O experimento de Avelar, em que narra o encontro entre um professor, angustiado com o deserto de utopias, e um ex-membro da policia da ditadura militar, acusado de ter participado do assassinato de um renomado intelectual. Em 2000, lançou Meu Casaco de General, em que revela sua experiência como coordenador de Segurança Pública do Rio. Corajoso, ele denunciou a chamada “banda podre” da polícia, fez propostas para moralizá-la e acabou demitido do cargo. Sofreu ameaças e buscou exílio nos Estados Unidos, onde escreveu o livro, trabalhou como pesquisador do Vera Institute of Justice (NY) e foi professor visitante de três universidades – Columbia, Pittsburgh e Virginia.
Em seguida, Luiz Eduardo escreveu livros importantes sobre questões relacionadas com a violência, voltados para o público em geral. Entre esses, Cabeça de porco, resultado de uma pesquisa com jovens envolvidos no tráfico de drogas, e Elite da Tropa, em que aponta para a realidade através da ficção e mostra a violência do ponto de vista do policial. Um trecho do prefácio que assina diz: “Sonhamos com o dia em que poderemos celebrar a reconciliação entre a sociedade e as instituições policiais, entre os membros de cada comunidade e os policiais. (...) é preciso, no entanto, como ensinou Nelson Mandela, olhar nos olhos a verdade e reconhece-la, sem meias palavras e subterfúgios, sem hipocrisia e retórica política”. Veja abaixo a lista completa de livros de Luiz Eduardo Soares.
OBRAS
Romance
O Experimento de Avelar (158 págs.) - 1997, Relume Dumará.
Não ficção & Ensaios
Os Dois Corpos do Presidente (216 págs.) -1993, Relume Dumará
O Rigor da Indisciplina (271 págs.) - 1994, Relume Dumará
Violência e Política no Rio de Janeiro (309 págs.) - 1996, Relume Dumará
A Invenção do Sujeito Universal (314 págs.) - 1995, UNICAMP
Meu Casaco de General: 500 dias no front de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (480 págs.) - 2000, Companhia das Letras
Cabeça de Porco / co-autores: MV Bill e Celso Athayde (296 págs.) - 2005, Objetiva
Legalidade Libertária (646 págs.) - 2006, Lumen-Juris
Segurança tem Saída (160 págs.) - 2006, Sextante
Justiça (200 págs.) - 2011, Nova Fronteira
Ficção inspirada em fatos reais
Elite da Tropa / co-autores: André Batista e Rodrigo Pimentel (312 págs.) - 2006, Objetiva
Espírito Santo / co-autores: Carlos Eduardo Ribeiro Lemos e Rodney Rocha Miranda (240 págs.) - 2009, Objetiva
Elite da Tropa 2 (304 págs.) / co-autores: André Batista, Rodrigo Pimentel e Cláudio Armando Ferraz - 2010, Nova Fronteira
Tudo ou Nada - 2012, Nova Fronteira
Rio de Janeiro: Histórias de Vida e Morte (256 págs.) - 2015, Companhia das Letras
Edições Estrangeiras
Argentina: Tropa de Elite - 2009, Marea Editorial
Espanha: Tropa de Élite - 2010, Lince
EUA: Elite Squad - 2008, Weinstein
Inglaterra - Rio de Janeiro: Extreme City – 2016, Penguin UK
Itália: Tropa de Elite -2008, Bompiani
Itália: Rio de Janeiro: La furia e la danza - 2016, Feltrinelli
Polônia: Elitarni - 2009, Wydawnictwo Książkowe Twój Styl
Portugal: Tropa de Elite - 2008, Presença
Portugal: Elite da Tropa 2 – 2011, Presença (direitos revertidos)
França - Troupe d'Élite 2 - 2011, Anacaona
Prêmios
Associação de Críticos Brasileiros, 1996 – por O Experimento de Avelar
Prêmio Jabuti, 3º lugar na categoria reportagem e biografia, 2002 – Meu Casaco de General