terça-feira 17 de outubro




Luiz Eduardo Soares

Luiz Eduardo Soares
 
Luiz Eduardo Soares é antropólogo, cientista político, pós-doutor em filosofia política e uma das maiores autoridades do Brasil em segurança. Ocupou os cargos de secretário nacional de Segurança Pública e o de coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Luiz Eduardo é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Tem vários livros publicados, entre eles os best-sellers Cabeça de Porco, com MV Bill e Celso Athayde; e Elite da Tropa que tem como co-autores dois ex-membros do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel. O filme Tropa de Elite (de José Padilha) e o livro Elite da Tropa nascem da mesma matéria prima, e dialogam entre si.
 
Na década de noventa, Luiz Eduardo publicou principalmente livros de ensaios e de interesse acadêmico; além do romance O experimento de Avelar, em que narra o encontro entre um professor, angustiado com o deserto de utopias, e um ex-membro da policia da ditadura militar, acusado de ter participado do assassinato de um renomado intelectual. Em 2000, lançou Meu Casaco de General, em que revela sua experiência como coordenador de Segurança Pública do Rio. Corajoso, ele denunciou a chamada “banda podre” da polícia, fez propostas para moralizá-la e acabou demitido do cargo. Sofreu ameaças e buscou exílio nos Estados Unidos, onde escreveu o livro, trabalhou como pesquisador do Vera Institute of Justice (NY) e foi professor visitante de três universidades – Columbia, Pittsburgh e Virginia. 
 
Em seguida, Luiz Eduardo escreveu livros importantes sobre questões relacionadas com a violência, voltados para o público em geral. Entre esses, Cabeça de porco, resultado de uma pesquisa com jovens envolvidos no tráfico de drogas, e Elite da Tropa, em que aponta para a realidade através da ficção e mostra a violência do ponto de vista do policial. Um trecho do prefácio que assina diz: “Sonhamos com o dia em que poderemos celebrar a reconciliação entre a sociedade e as instituições policiais, entre os membros de cada comunidade e os policiais. (...) é preciso, no entanto, como ensinou Nelson Mandela, olhar nos olhos a verdade e reconhece-la, sem meias palavras e subterfúgios, sem hipocrisia e retórica política”. Veja abaixo a lista completa de livros de Luiz Eduardo Soares.
 
 
 
 
 
OBRAS
 
Romance
O Experimento de Avelar (158 págs.) - 1997, Relume Dumará. 
 
Não ficção & Ensaios
Os Dois Corpos do Presidente (216 págs.) -1993, Relume Dumará
O Rigor da Indisciplina (271 págs.) - 1994, Relume Dumará
Violência e Política no Rio de Janeiro (309 págs.) - 1996, Relume Dumará
A Invenção do Sujeito Universal (314 págs.) - 1995, UNICAMP
Meu Casaco de General: 500 dias no front de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (480 págs.) - 2000, Companhia das Letras
Cabeça de Porco / co-autores: MV Bill e Celso Athayde (296 págs.) - 2005, Objetiva
Legalidade Libertária (646 págs.) - 2006, Lumen-Juris
Segurança tem Saída (160 págs.) - 2006, Sextante
Justiça (200 págs.) - 2011, Nova Fronteira
2000 - Meu casaco de general2005 - Cabeça de porco2006 - Legalidade libertária2006 - Segurança tem saída2011- Justiça
 
 
Ficção inspirada em fatos reais
Elite da Tropa / co-autores: André Batista e Rodrigo Pimentel (312 págs.) - 2006, Objetiva
Espírito Santo / co-autores: Carlos Eduardo Ribeiro Lemos e Rodney Rocha Miranda (240 págs.) - 2009, Objetiva
Elite da Tropa 2 (304 págs.) / co-autores: André Batista, Rodrigo Pimentel e Cláudio Armando Ferraz - 2010, Nova Fronteira
Tudo ou Nada - 2012, Nova Fronteira
Rio de Janeiro: Histórias de Vida e Morte (256 págs.) - 2015, Companhia das Letras
2006 - Elite da tropa2009 - Espírito Santo2010 - Elite da tropa 22012 - Tudo ou nada2015 - Rio de Janeiro: Histórias de Vida e Morte
 
 
Edições Estrangeiras
Argentina: Tropa de Elite - 2009, Marea Editorial
Espanha: Tropa de Élite - 2010, Lince
EUA: Elite Squad - 2008, Weinstein
Inglaterra - Rio de Janeiro: Extreme City – 2016, Penguin UK
Itália: Tropa de Elite -2008, Bompiani
Itália: Rio de Janeiro: La furia e la danza - 2016, Feltrinelli
Polônia: Elitarni - 2009, Wydawnictwo Książkowe Twój Styl
Portugal: Tropa de Elite - 2008, Presença
Portugal: Elite da Tropa 2 – 2011, Presença
França - Troupe d'Élite 2 - 2011, Anacaona
2009 - Tropa de elite - Argentina2010 - Tropa de elite - Espanha2008 - Tropa de elite - Estados Unidos2008 - Tropa de elite - Itália2009 - Elite da tropa - Polônia2008 - Tropa de Elite - Portugal2011 - Elite da tropa 2 - Portugal2011 - França - Elite da tropa 22016 - Inglaterra - Rio de janeiro Extreme city2016 - Italia - Rio de janeiro la fuira e la danza
 
 
Prêmios
Associação de Críticos Brasileiros, 1996 – por O Experimento de Avelar
Prêmio Jabuti, 3º lugar na categoria reportagem e biografia, 2002 – Meu Casaco de General

Obras em Destaque

  • imagem

    Tudo ou Nada

    Nova Fronteira - 2012 - .

     

    Tudo ou Nadanarra a trajetória de um velejador e ex-operador do mercado financeiro que conheceu o tráfico internacional de drogas por dentro.Entre veleiros glamorosos, assassinos profissionais e especialistas em disfarces, o livro revela, relatando fatos reais, vividos por personagens reais, os bastidores do tráfico internacional de cocaína – das negociações em plena selva colombiana à chegada à Europa. É um livro que surpreende ao juntar dois pontos de vista bastante diferentes: o de um homem que conheceu as entranhas do tráfico internacional e de um dos maiores especialistas em segurança pública do país.

     

    “Meu desejo é que o livro faça pensar e sirva para informar sobre o funcionamento dessa máquina meio fantasmagórica, de que todos falam e pouquíssimos conhecem por dentro: o tráfico de drogas”, afirma Luiz Eduardo Soares.

  • imagem

    ELITE DA TROPA 2

    Nova Fronteira - 2010 - .

     

    Elite da Tropa 2é uma obra de ficção baseada em fatos atuais sobre o crime organizado no Rio de Janeiro. Escrito por Luiz Eduardo Soares, ao lado de três co-autores que conviveram de perto com a violência na cidade, é a continuação de Elite da Tropa, que fez grande sucesso ao apresentar aos leitores, sob o ponto de vista da polícia, os detalhes das nossas selvagens guerrilhas urbanas. Agora, Elite da Tropa 2 mostra, por meio de uma narrativa fluída e reveladora, os bastidores das verdadeiras máfias brasileiras: as milícias. 

  • imagem

    Elite da Tropa

    Objetiva - 2006 - 312 págs.

    Elite da Tropa descortina a violência de um ponto de vista absolutamente original – o olhar da polícia. Pela primeira vez, vamos acompanhar a rotina do policial ouvindo sua própria voz, seguindo seus passos, seu drama diário – ele, que recebe salários desproporcionais às ameaças que enfrenta, diariamente e de todos os lados. E que pratica a brutalidade, porque não se sente regido pela legalidade constitucional, e sim pelo imperativo da guerra.
     
    Na primeira parte do livro, concentram-se relatos impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite, do BOPE. Na segunda, um dos personagens seguirá numa trama que envolve autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais – uma rede que tece alianças improváveis entre os vários atores desse cenário.
     
    O livro é uma ficção baseada nas experiências e vivências dos autores. Cenários, fatos e personagens foram alterados, recombinados e tiveram nomes trocados. Assinado por pelo antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares, pelo Major da polícia militar André Batista e pelo ex-comandante do BOPE Rodrigo Pimentel, Elite da Tropa revela subterrâneos explosivos de uma cidade partida.
     
    “Elite da Tropa mostra as vísceras de uma vida policial sem rodeios nem condescendência. É justamente a crueza o maior trunfo do livro”
    Época
     
     “Elite da Tropa é um soco no estômago da classe média, aquela sentada na poltrona em frente à TV, a clamar por rigor contra a malta de favelados que atrapalha a tranqüilidade do seu domingo”
    Zero Hora
     

  • imagem

    Cabeça de Porco

    Objetiva - 2005 - 296 págs.

    Cabeça de Porco é o resultado de um trabalho de entrevistas e filmagens feitas pelo rapper MV Bill e seu empresário Celso Athayde, durante 15 anos, em favelas de nove estados brasileiros. O tema central: crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas. 
     
    A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto a situações perigosas, se associam os textos de Luiz Eduardo Soares - um conjunto de registros etnográficos apurados ao longo de sete anos, sobre juventude, violência e polícia. O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança.
     
     
    “Livro de MV Bill, Athayde e Luiz Eduardo é um grito trágico de esperança”
    Jornal de Brasil
     
     

  • imagem

    Meu Casaco de General

    Companhia das Letras - 2000 - 480 págs.

    No livro, Luiz Eduardo Soares faz um relato corajoso da sua experiência na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, do governador Anthony Garotinho. O autor relata os bastidores do intenso conflito entre as organizações criminosas e a ordem institucionalizada. 
     
    Descrevendo uma aventura pessoal em meio aos golpes baixos das guerras palacianas, Meu casaco de general demonstra que a possibilidade de eficiência das polícias depende do respeito à lei e aos valores da cidadania.
     
    No prefácio, o jornalista Marcos Sá Corrêa escreve que este livro "recoloca nos trilhos um projeto de mais de duas décadas: provar que a violência carioca - logo, a insegurança pública de qualquer cidade brasileira - tem remédio. Incurável é a vocação dos políticos para errar os remédios que empregam em seu tratamento. (...) Isto aqui é a história de um escândalo. Mas um escândalo revirado com asséptica limpeza".


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design