Cristiane Costa
CRISTIANE COSTA passou a vida em meio a aspas e referências, como jornalista, crítica literária, editora, pesquisadora e professora universitária. Todo cuidado para ser fiel às declarações e identificar as citações dos outros gerou um surto tardio de cleptomania, cujo resultado é Sujeito oculto.
Professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pesquisadora de pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Foi editora do caderno Ideias, suplemento literário do Jornal do Brasil, do Portal Literal e da revista eletrônica Overmundo, além de repórter da Veja.
Foi curadora de diversos ciclos de debates no Centro Cultural Banco do Brasil, Oi Futuro, Itaú Cultural e Casa do Saber, como “O laboratório do escritor”, “Oi Cabeça”, “Zona Digital” e “Múltiplos e contemporâneos”. Foi editora de não-ficção da editora Nova Fronteira e é consultora de projetos especiais do Grupo Ediouro. Foi uma das criadoras do curso de Publishing Management da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
É autora de cinco livros, entre eles Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil, lançado pela Companhia das Letras e premiado com a Bolsa Vitae de Literatura. Em 2010, o projeto Sujeito oculto recebeu a Bolsa Petrobras de Criação Literária. Publicou ainda Eu compro essa mulher (Jorge Zahar Editor), Coisas que eu diria a minha filha ... se ela topasse ouvir (Planeta e Oficina do Livro/Portugal) e Amor sem beijo (Global).
Nenhum de seus livros até hoje foi acusado de plágio.
Sobre Amor Sem Beijo
''A escritora (...) não botou no mercado mais um enredo água-com-açúcar (...) Sem fazer concessões, principalmente em relação à linguagem, Cristiane contou uma história sem final feliz – ‘Até porque não dá para ser feliz para sempre aos 14 anos’, lembra ela – mostrando que os sentimentos sobre o amor e a vida podem ser profundos desde a juventude.''
Mànya Millen, O Globo
''Eu Compro Essa Mulher toca em aspectos distintos da relação novela e literatura, mulher e comportamento, emissora e alta tecnologia, publicidade e consumo.”
Hélio Daniel Cordeiro, O Estado de São Paulo
OBRAS
Não Ficção: Ensaios,História,Biografias
Eu Compro Essa Mulher – 2000, Zahar
Pena de Aluguel – Escritores jornalistas no Brasil - 1904 -2004 – 2005, Companhia das Letra
Sujeito oculto – 2014, Aeroplano – 156 págs
Infantil & Juvenil
Coisas que Eu Diria A Minha Filha... Se Ela Topasse Ouvir (il. Bianca Viani) – 2003, Planet
Amor Sem Beijo (il. Luiz Monforte) – 1997, 2009 Global - 61 págs.
Edições Estrangeiras
Portugal - Coisas que Eu Diria A Minha Filha... Se Ela Topasse Ouvir - 2006, Oficina do Livro