segunda-feira 23 de outubro




Lucrecia Zappi

Lucrecia Zappi

Lucrecia Zappi nasceu em Buenos Aires em 1972. Mudou-se aos quatro anos para São Paulo e passou parte da adolescência na Cidade do México. Aos 18 foi para Amsterdã cursar Artes Plásticas. Também passou algum tempo em Bruxelas e, ao retornar ao Brasil, trabalhou como repórter para diversos veículos, especialmente para o jornal Folha de S. Paulo. 
 
Seu interesse em artes plásticas sempre foi latente, colaborando também para revistas especializadas, como a ArtForum, ou fazendo ilustrações diversas, como para o clássico da literatura italiana Pai Patrão, de Gavino Leda (Berlendis Editores, 2004). Mora em Nova York, onde cursou mestrado em Criação Literária pela NYU. Lucrecia também é tradutora do holandês para o português.  
 
Seu primeiro livro, Mil-folhas (CosacNaify, 2009) foi vencedor do prêmio internacional Ragazzi,  finalista do Jabuti na categoria Gastronomia, além de ter sido selecionado para o catálogo White Ravens. O projeto infantil reflete a paixão da autora pela culinária universal, que conta a história dos doces através de diversas épocas e culturas.
 
Onça Preta (Benvirá 2013), seu primeiro romance, saiu em agosto de 2013. Lucrecia participou como autora convidada da Feira Internacional de Guadalajara, o romance foi publicado em 2014 no México pela Pollo Blanco e em 2015 pela La Huerta Grande, na Espanha.
 
"Creo que podrá salir más que el promedio. Buenos personajes, sobre todo femeninos. Escritura interesante, muy en la tradición brasileña."
Jorge Edwards

"Estupenda la novela de Lucrecia. ¡Realmente magnífica!"
Jorge Eduardo Benavides
 
Saiba mais em:
 
OBRAS
 
Infantil
Mil-folhas - 2009, Cosac Naify
2009 - Mil Folhas
 
 
Romances
Onça Preta - 2013, Benvirá
Acre (208 págs.) – 2017, Todavia Editora
2005 - Quero minha mãe2017 - Acre
 
 
Edições Estrangeiras
Espanha: Jaguar Negro / Onça Preta - 2015, La Huerta Grande
México: Jaguar Negro / Onça Preta - 2014, Pollo Blanco
2015 - Jaguar Negro2014 - Jaguar Negro

 


Obras em Destaque

  • imagem

    Onça Preta

    Benvirá - 2013 - .

    O romance “Onça Preta” é uma saga familiar que acontece na Chapada Diamantina, Bahia, e trata da perda inevitável da adolescência em meio a paisagens isoladas, e o que começa como um sonho ingênuo de Beatriz Cortado de encontrar o pai que nunca conheceu, torna-se uma busca obstinada pela própria identidade, marcada por furtos, sedução e morte. O relato também é uma reflexão sobre a construção da memória e como é que a violência opera no imaginário das pessoas.
     
    “Onça Preta” traz ilustrações da autora, mas que conceitualmente pertencem ao caderno de esboços da narradora, uma estudante de botânica de São Paulo. Os desenhos funcionam para ela como uma ferramenta lírica de comunicação, em um mundo rústico e abandonado que ela desconhece, mas do qual ela já não consegue se desfazer.


Sobre a Agência Riff
imagem

Inaugurada em 1991, a Riff representa grandes nomes da literatura brasileira e as principais editoras e agências literárias estrangeiras no Brasil e em Portugal. Saiba mais.




2011 Agência Riff todos os direitos reservados - agenciariff@agenciariff.com.br Guilhotina Design