9 de novembro de 2021

A masculinidade em xeque

Um dos grandes pensadores sobre a questão de gênero no país, João Silvério Trevisan reflete em nova edição de “Seis balas num buraco só” sobre a crise do modelo masculino em nossa sociedade.

Por Felipe Maciel

João Silvério Trevisan reabre as entranhas da crise masculina nesta nova edição revista, atualizada e ampliada de Seis balas num buraco só (Objetiva). Publicado em 1998, o livro é de uma atualidade desconcertante.

Quem diria que a segunda década do século 21 deixaria como rastro tantos homens estúpidos e violentos. Seria uma contrarreação? Estariam eles, na verdade, acuados? Somos observadores e agentes de um mundo em transformação. A crise do poder do macho é uma crise do nosso tempo.

“A ‘desintegração’ do masculino tem a ver com transformações históricas que começaram a inviabilizar a manutenção do mito. Para tanto, não se podem esquecer as conquistas das mulheres nos últimos séculos, que vieram redefinindo seu papel social por meio de duras lutas e resistência cotidiana.”, analisa o autor.

Trevisan argumenta que as mudanças de paradigmas sociais no Ocidente relacionados à gênero e sexualidade criaram entre os homens um pavor inédito, que coloca em xeque a cultura patriarcal hegemônica. A reação à crescente perda de comando está diretamente proporcional ao crescimento da brutalidade masculina.

Os números de violência doméstica e feminicídio alarmantes corroboram a tese. Termos recentes como “boy lixo” e “masculinidade tóxica” atestam a percepção do fenômeno social pelas novas gerações.

“‘Quem sou eu?’. Tal como Édipo diante da Esfinge, ele [o homem] vive um desafio identitário, confrontado com seu próprio enigma, que o ameaça implacavelmente, numa versão moderna do ‘Decifra-me ou te devoro’.” A história segue sendo escrita.


Share

Outras Notícias

As muitas faces de um mesmo dia

Editora José Olympio celebra 90 anos com lançamento da antologia de […]

leia mais
Uma bela première!

Ilze Scamparini estreia na literatura com uma obra inspirada em fatos […]

leia mais
De volta ao centro do mundo

Em novo livro, a premiada jornalista Eliane Brum, que adotou Altamira […]

leia mais