Dia Nobre

Sobre a autora

Natural do Cariri cearense, Dia Nobre vive e trabalha em Petrolina, Pernambuco, atuando como escritora e professora universitária com projetos ligados à literatura, história e feminismo.

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nobre estudou na Università La Sapienza de Roma e realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Maranhão. Sua tese de doutorado, Incêndios da Alma, (Multifoco, 2016), recebeu menção honrosa, dois prêmios nacionais, incluindo o Prêmio Capes de Teses (2015), e foi referência para questões do ENEM em 2022.

Publicou dois livros. O primeiro, de poemas, intitulado Todos os meus humores (Penalux), saiu em 2020. O segundo, de contos, foi publicado em 2021 com o título No útero não existe gravidade (Penalux). A escritora foi finalista do 3° Prêmio Mix Literário 2021 e já teve mais de 10 mil downloads na plataforma Kindle da Amazon. Participou, ainda, das antologias Antes que eu me esqueça – 50 autoras lésbicas e bissexuais hoje (Quintal Edições) e Selo Off Flip de Contos, entre outras.

O tema da memória e seus hiatos é uma marca no trabalho da autora. Escritora de diários desde a adolescência, em seus cadernos, ela registrou passagens da sua vida, sonhos e desejos que viraram matéria de criação. Seus livros, acadêmicos e literários, trazem mulheres que lidam com o trauma do abandono, com a violência, a influência da religião, a loucura e a existência em uma sociedade machista.

Nos últimos dois anos, desde sua estreia na literatura, já participou de eventos importantes, como  Mix Brasil, Balada Literária, Flipoços, e participou de vários podcasts, como o Brasil de Fato, Página Cinco, Rabiscos e Budejo. Deu também entrevistas a portais importantes, como os jornais Estadão, O Povo e Estado de Minas, as revistas Marie Claire, Ria e Jezebel, e Globoplay e G1.

 


Citações

“Dia Nobre abraça multidões em sua escrita. Não foge dos temas difíceis que movem a literatura, mas os procura, trabalha com as teias que costuram as mulheres, explora a complexidade da mente ferida, aterra seus pés nas origens sertanejas e na diversidade de si que construiu pelo mundo.”
Jarid Arraes, escritora, sobre Dia Nobre

“Mesclando histórias reais e ficção, a obra discute a relação entre mães e filhas, e a pressão social que existe sobre a mulher no que diz respeito ao sentimento e as necessidades de ser mãe.”
Portal G1 sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

 “Em seu segundo livro, ‘No útero não existe gravidade’, Dia Nobre desenterra as chagas íntimas e sociais das mulheres. A obra é talhada por histórias de filhas, mães, avós, mulheres que conheceram o peso de ser mulher muito cedo e seguem uma jornada de busca de si, tentando construir novas de referências.”
Portal Brasil de Fato sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

 


Leia mais

Entrevista de Dia Nobre ao portal Geledés sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

Matéria do site LiteraturaBR sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

Matéria do portal Brasil de Fato sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

Entrevista de Dia Nobre para o portal G1 sobre No útero não existe gravidade (Penalux) 

Matéria do jornal Correio do Povo sobre No útero não existe gravidade (Penalux)

Site da autora


Share

Vídeos

  • Incêndios da Alma
    Romance
    prelo, Planeta.
  • Boca do mundo
    Romance
    prelo, Companhia das Letras.
  • No útero não existe gravidade
    Contos e Crônicas
    82 págs, 2021, Penalux.
  • Todos os meus humores
    Poesia
    112 págs, 2020, Penalux.