Bethânia Pires Amaro

Sobre a autora

Bethânia Pires Amaro nasceu em Recife, Pernambuco, em 1988, mas passou a infância em Ilhéus, na Bahia, e os anos seguintes em Salvador. Atualmente, reside em São Paulo, onde trabalha na Secretaria Municipal de Educação. É graduada e pós-graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo.

A escritora foi aluna do Curso Livre de Preparação de Escritores da Casa das Rosas de São Paulo e da Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenada por Luiz Antonio de Assis Brasil, que orientou grande parte da escrita de seu primeiro livro, O ninho, obra de contos publicada em 2023 pela Editora Record.

Elogiado pela crítica e eleito entre os melhores lançamentos de 2023, o livro foi vencedor dos prêmios SESC de Literatura de 2023 e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 2024. Na obra, a autora mergulha em um intrincado mosaico de imperfeições e doenças familiares, descortinando o véu que idealiza a casa como um lugar de segurança afetiva.

 


Citações

“No primeiro conto deste livro, Bethânia Pires Amaro esgarça o limite das histórias de maternidade ao incluir um elemento devastador. A partir daí, o leitor não conseguirá mais largar as páginas. Terminamos cada conto pensando que o próximo não pode ser melhor, mas somos surpreendidos de novo. [..] Bethânia abraça seus personagens. Tenho vontade de também abraçá-la: que emoção ver nascer uma autora brilhante.”
Giovana Madalosso, escritora, sobre O ninho (Record)

“Os riscos de uma literatura programática e engajada não chegam sequer a se insinuar. Trata-se de literatura, só. E ainda falta dizer muito. Por exemplo, que é notável a sensibilidade da autora para captar o que há de profundamente brasileiro em ambientes sociais situados entre a classe média e o lumpesinato. Que suas frases e cenas, moduladas com engenho, nunca soam uma nota falsa ou deixam cair a tensão narrativa. Que aqui a energia transbordante das obras de estreia convive de alguma forma com a segurança de uma veterana que tivesse decantado a sabedoria de milênios.”
Sérgio Rodrigues, escritor e jornalista, sobre O ninho (Record)

“’O ninho’ é um ótimo livro de contos, como há muito não se vê.”
Mateus Baldi, escritora e crítica literária, sobre O ninho (Record)

“Falo sem medo de ser hiperbólico: ‘O ninho’ é um dos melhores livros de contos que li em muito, mas muito tempo. Da tessitura do texto à composição das histórias, Bethânia revela uma maturidade impressionante.”
Marcelo Moutinho, escritor e jornalista, sobre O ninho (Record)

“’O ninho’, de Bethânia Amaro, é uma coletânea de contos, dessas que trazem narrativas com temas interligados. Aqui o fio que costura tudo são as relações familiares, com toda a variedade que podem: os textos vão do afeto ao horror, passando no geral por uma crítica social consistente e firme. A voz predominante é a feminina, mas ela não está uniformizada. O que tem de uniforme é o trato cuidadoso com a linguagem, o cuidado com a criação das personagens e uma força narrativa que me lembrou de Selva Almada e Lina Meruane.”
Ricardo Lísias, escritor, sobre O ninho (Record)

 


Leia mais:

Resenha do jornal O Globo sobre O ninho (Record)

Revista Quatro cinco um: Xodós Literários 2023, por Sérgio Rodrigues

Jornal O Estado de S.Paulo: Os melhores livros de 2023 de acordo com os principais prêmios literários

Entrevista de Bethânia Pires Amaro para o Portal Resenhando


Share

Vídeos

  • O ninho
    Contos e Crônicas
    192 págs, 2023, Record.