Carla Madeira

Sobre a autora

Formada em jornalismo e publicidade, Carla Madeira nasceu em 1964 em Belo Horizonte, onde ainda reside. A escritora trabalhou como professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro, baseada na capital mineira.

Em 2014, lançou seu primeiro romance Tudo é rio. A obra conquistou os leitores aos poucos: quem lia, gostava e indicava. Em sua coluna na Revista Ela, do jornal O Globo, a escritora Martha Medeiros sacramentou: “’Tudo é rio´ deixa evidente que ela chegou para ficar – é a revelação literária do ano.” 

Em 2021, o livro ganhou nova edição pela Editora Record e logo se tornou um dos maiores sucessos editoriais do país, superando em 2025 a marca de 1 milhão de exemplares vendidos e alcançando grande repercussão também no exterior. Em 2024, a escritora mineira conquistou o prêmio de Melhor Livro do Ano de Autores Lusófonos com Tudo é rio, concedido pela Bertrand, a mais antiga e maior rede de livrarias de Portugal.

Também publicado pela Editora Record, Carla Madeira fez sua segunda investida na ficção com o lançamento de A natureza da mordida. Com boas críticas publicadas na imprensa, o romance também teve uma recepção calorosa dos leitores, reafirmando a escritora como um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea.

Em 2021, Carla Madeira publicou pela mesma editora seu aguardado terceiro romance, Véspera, obra em que investiga as entranhas de uma família destroçada. Neste período, alcançou a posição de autora brasileira mais vendida da atualidade. Um feito e tanto.

 


Citações

“Carla Madeira é hoje a pessoa que mais vende livros de ficção no Brasil. Foram excepcionais 155 mil exemplares comercializados em 2023. Segundo a Nielsen, que tabula esses dados, sua estreia ‘Tudo é rio’, de 2014, foi o romance nacional que mais voou das prateleiras neste ano —a publicitária se tornou ainda a única brasileira a figurar no ranking geral dos dez autores mais vendidos do ano.”
Folha de S.Paulo sobre o fenômeno editorial de Carla Madeira

“´Tudo é rio’ é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao serem terminados, dão vontade de começar tudo de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa.”
Martha Medeiros, escritora e jornalista, sobre Tudo é rio (Record)

“Com ‘Tudo é rio’, Carla Madeira concorre a um lugar entre as melhores escritoras do país. Não é exagero. Na sua voz, um triângulo amoroso deixa de ser uma situação banal para tornar-se um evento único (literariamente falando, claro). Seu mérito é o carinho com que trata a linguagem.”
Jornal O Globo sobre Tudo é rio (Record)

“’Tudo é rio’ é arrebatador, você não quer parar. É um livro que emociona a cada frase. Ele fala de amor, de paixão e acima de tudo de perdão.”
Cissa Guimarães, atriz e apresentadora, sobre Tudo é rio (Record)

“Poucos escritores são capazes de trabalhar bem essas marcas diferenciadoras no discurso das personagens, como faz Carla Madeira. No estilo e no padrão discursivo de Olívia avulta uma narradora fluente e solta, cujo objetivo principal é narrar fatos, quase como se fosse uma jornalista produzindo uma matéria. Em contrapartida, no discurso de Biá predominam a reflexão, a citação indireta, a erudição e a experiência da psicanalista ‘avariada’.”
Suplemento Pensar/Estado de Minas sobre A natureza da mordida (Record)

 


Leia mais

Nota da coluna Ancelmo Góis/O Globo sobre a premiação de Tudo é rio em Portugal

Matéria da revista portuguesa Visão sobre Carla Madeira

Matéria do jornal O Tempo sobre o sucesso de Carla Madeira também no exterior

Matéria da Revista Quatro cinco um sobre Carla Madeira

Entrevista de Carla Madeira para a Folha de S.Paulo

Entrevista de Carla Madeira no Roda Viva/TV Cultura

Entrevista de Carla Madeira no Conversa com Bial/TV Globo

Matéria da Revista Vogue sobre o fenômeno editorial da obra literária de Carla Madeira

Entrevista de Carla Madeira para a Revista Quatro Cinco Um

Matéria do jornal O Globo que indica a literatura de Carla Madeira

Matéria do suplemento Pensar/Estado de Minas sobre A natureza da mordida (Record)


Share

Vídeos

  • A natureza da mordida
    Romance
    240 págs, 2022, Record.
  • Véspera
    Romance
    280 págs, 2021, Record.
  • Tudo é rio
    Romance
    210 págs, 2021, Record.