Sobre o autor
Cristovão Tezza nasceu em Lages, no estado de Santa Catarina, mas mudou-se ainda criança para Curitiba, onde vive até hoje. Crítico literário, com colaborações assíduas para a Folha de S. Paulo e a revista Veja, é também autor de livros de ficção — entre eles O professor, Um erro emocional e O filho eterno e de uma autobiografia literária, O espírito da prosa, todos eles publicados pela Record. O escritor já foi traduzido em mais de uma dezena de países e recebeu os mais importantes prêmios literários do Brasil.
Em 2016, o premiado O filho eterno ganhou uma adaptação para o cinema, com direção de Paulo Machline e a edição francesa desse mesmo romance, com o título Le fils du printemps (Ed. Métailiè), recebeu em 2010 o Prêmio Charles Brisset de melhor livro do ano.
Citações
“Cristovão Tezza tem na contraposição de pontos de vista e na tenuidade da fronteira entre o real e o fictício traços marcantes de seus romances.”
Folha de S. Paulo, sobre Cristovão Tezza
“Poucos escritores cuidam de seu texto como o requinte de Cristovão Tezza. Palavras exatas. Ritmo sem falhas.”
Valor Econômico, sobre Cristovão Tezza
“O texto de Tezza é a literatura madura de um escritor talentoso, sem dúvida um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos.”
Le Monde Diplomatique, sobre Cristovão Tezza
“Exímio criador de diálogos rápidos, concisos, cheios de expectativa, que vão pouco a pouco revelando as personagens e montando a trama, a prosa de Cristovão Tezza flui com tanta precisão, num jogo de metáforas que caminha da rasteira objetividade à rarefação de efeitos.”
O Estado de S. Paulo, sobre Cristovão Tezza
“Tezza está inscrevendo seu nome na pequeníssima galeria dos romancistas imperdíveis do país no nosso tempo.”
Bravo!, sobre Cristovão Tezza