João Luiz Guimarães

Sobre o autor

Nascido no Rio de Janeiro, João Luiz Guimarães passou a infância em Vancouver, no Canadá, e reside, hoje, em São Paulo. Após trocar o curso de Medicina pelo de Jornalismo, trabalhou nas revistas Superinteressante e Veja, além da Agência Reuters. Lançou-se como autor para crianças em 2014 com o livro O vento de Oalab (Edições SM), vencedor do 11º Prêmio Barco a Vapor e do International Latino Book Award. A segunda incursão nesse universo, Papo reto & papo curvo (Editora do Brasil), veio pouco depois, também com excelente recepção entre os leitores e a crítica especializada, o que lhe valeu o Prêmio Bibliomundi/Off FLIP de Literatura Infantojuvenil.

João Luiz Guimarães é também roteirista, já produziu o conteúdo para os programas do Disney Channel e colaborou no desenvolvimento de séries como Em busca de Che: América Latina numa motocicleta, da National Geographic, e De volta ao Atol de Bikini, do Canal Fox Films. Seus trabalhos mais recentes nessa área incluem roteiros para o programa Café Filosófico da TV Cultura e vídeos institucionais para empresas.

 


 

Citações

“O texto escolhido apresenta uma história simples e original, sensível e criativa, que aponta para os temas da liberdade, da criação literária, da percepção de mundo e da reflexão.”
Júri do Prêmio Barco a Vapor, sobre O vento de Oalab (Edições SM)

“João Luiz Guimarães ganhou o prêmio Barco a Vapor! Que venha ‘O vento de Oalab”! Já li e é maravilhoso.”
Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista, sobre O vento de Oalab (Edições SM)

“Este livro, ‘Papo reto & papo curvo’, que acaba de ser lançado, respeita a inteligência das crianças e sua capacidade de criar universos. É uma conversa de sonhos entre dois personagens, um estranhamento pela poética. Neste momento político atravessado por fake news e mentiras divulgadas em massa no WhatsApp, ganha também outros sentidos.”
Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista, sobre Papo reto & papo curvo (Editora do Brasil)

 


 

Leia mais

Entrevista de João Luiz Guimarães sobre O vento de Oalab (Edições SM)

 


Share

Vídeos

  • Sagatrissuinorana
    Infantil e Juvenil
    prelo, Ôzé Editora.
  • Papo reto e papo curvo
    Infantil e Juvenil
    40 págs, 2018, Editora do Brasil.
  • O vento de Oalab
    Infantil e Juvenil
    40 págs, 2015, Edições SM.