Marcelo Maluf

Sobre o autor

Marcelo Maluf é escritor e professor de Criação Literária. O autor nasceu em 1974, na pequena cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, onde residiu até os 26 anos, quando se mudou para a capital do estado. Graduou-se em Arte-educação, em 2004, e possui Mestrado em Artes, concluído pelo Instituto de Artes da UNESP em 2007.

Em 2013, foi contemplado com a Bolsa de Criação literária do Governo do Estado de São Paulo (Proac-SP) para finalizar o romance A imensidão íntima dos carneiros, publicado em 2015 pela Editora Reformatório. A obra, premiada, apresenta elementos autobiográficos, inspirados na tradição familiar do escritor de origem árabe, e lhe rendeu projeção no meio literário, além de comparações aos escritores Milton Hatoum e Raduan Nassar.

Marcelo é também autor de livros de contos e de obras direcionadas ao público infantil e infantojuvenil.  Publicou alguns de seus contos em antologias e revistas literárias.

 


 

Citações

“Romance ao mesmo tempo delicado, sobretudo na linguagem, e forte, na ideia de que toda tragédia perpetua, ainda que de forma não aparente. O autor bebe com felicidade incomum na tradição da narrativa e das fábulas para dar conta de uma trama que se passa em tempos e realidade tão distante.”
Justificativa do Júri do Prêmio São Paulo pela escolha do romance A imensidão íntima dos carneiros (Reformatório)

“A obra se aproxima de um conjunto de livros sobre imigrantes libaneses, como os clássicos ‘Dois irmãos’ (Milton Hatoum) e ‘Lavoura Arcaica’ (Raduan Nassar).”
 Folha de S. Paulo, sobre o romance A imensidão íntima dos carneiros (Reformatório)

“Maluf resgata a milenar maneira árabe de contar histórias, rompendo limites estritos entre espécies e seres (a tradição ocidental não tinha esses diques, o realismo e a necessidade de verossimilhança acabaram contaminando a literatura que levamos ‘a sério’), usando uma técnica de encaixes (de historietas e provérbios); assim, os animais falam e os humanos metamorfoseiam-se.”
Alfredo Monte, crítico literário, em resenha sobre A imensidão íntima dos carneiros (Reformatório)

 


 

Leia mais

Livro do paulista Marcelo Maluf homenageia As mil e uma noites, Folha de S. Paulo

Resenha do Vlog Primeira Prateleira sobre A imensidão íntima dos carneiros (Reformatório)


Share

Vídeos

  • A Imensidão íntima dos Carneiros
    Romance
    150 págs, 2015, Reformatório.
  • As Mil e uma Histórias de Manuela
    Infantil e Juvenil
    32 págs, 2013, Autêntica.
  • Esquece Tudo Agora
    Contos e Crônicas
    128 págs, 2012, Terracota.
  • Meu Pai Sabe Voar
    Infantil e Juvenil
    46 págs, 2009, FTD.
  • Jorge do Pântano que fica logo ali
    Infantil e Juvenil
    56 págs, 2008, FTD.