Maria Julieta Drummond de Andrade

Sobre a autora

É conhecida a afinidade intelectual e de personalidade entre Maria Julieta Drummond de Andrade e seu pai, o poeta Carlos Drummond de Andrade. Nascida em Belo Horizonte em 1928, iniciou carreira literária aos 17 anos, quando publicou a novela A busca, em 1946. Maria Julieta desempenharia, por mais de 30 anos, um admirável trabalho de divulgação da literatura brasileira na Argentina, país para o qual se mudou ao casar com o escritor e advogado portenho Manuel Graña Etcheverry, em 1949. Dessa união, ela teria três filhos: Carlos Manuel, Luis Maurício e Pedro Augusto.

Seu comprometimento em divulgar a literatura e cultura brasileiras naquele país seria reconhecido ao receber a homenagem de Personalidade do Ano, dada pela Universidade de Buenos Aires, em 1980. Sem nunca se distanciar do Brasil, em 1977 passou a colaborar semanalmente para o jornal O Globo, escrevendo crônicas, contos e memórias. Publicou também entrevistas, entre as quais a célebre conversa que teve com o pai, gravada na sala de jantar da casa do poeta numa tarde de 1984.

Seus textos, compostos com boa dose de humor, e marcados pela observação atenta do cotidiano, seriam reunidos em duas antologias: Um buquê de alcachofras, de 1980, e O valor da vida, do ano seguinte. Em 1985, sob o título Diário de uma garota, Carlos Drummond de Andrade, sem consultar a filha, publicou o caderno de férias da menina escrito aos 13 anos, quando ela já demonstrava sensibilidade e simplicidade para o público infantil. Em 1986, Maria Julieta publicou Loló e o computador e, no ano seguinte, Gatos e pombos. A escritora faleceu no Rio de Janeiro, em cinco de agosto de 1987, aos 59 anos. Doze dias depois de sua morte, seu pai, com quem sempre manteve enorme proximidade, também faleceria.

 


 

Leia mais

Acervo de Maria Julieta Drummond de Andrade no IMS


Share

Vídeos

  • Melhores Crônicas
    Contos e Crônicas
    304 págs, 2012, Global.
  • Loló e o Computador
    Infantil e Juvenil
    48 págs, 2005, Companhia Editora Nacional (dir. revertidos).
  • A Busca
    Novela
    140 págs, 1988, Record (dir. revertidos).
  • Gatos e Pombos
    Contos e Crônicas
    1986, Dir. Revertidos.
  • O Valor da Vida
    Contos e Crônicas
    1982, Nova Fronteira (dir. revertidos).
  • Diário de uma garota
    Infantil e Juvenil
    1981, Record (dir. revertidos).
  • Um Buquê de Alcachofras
    Contos e Crônicas
    165 págs, 1980, José Olympio (dir.revertidos).