Sobre a autora
A escritora Nara Vidal nasceu na cidade mineira de Guarani e é formada em Letras pela UFRJ, com Mestrado em Artes e Herança Cultural pela London Met University. A autora foi a única brasileira entre as premiadas pelo Oceanos 2019. Residindo atualmente na Inglaterra, Vidal alcançou o terceiro lugar da premiação pela publicação de “Sorte”, seu primeiro romance editado pela Moinhos, pequena casa editorial portuguesa.
Em parceria com a University College London, a escritora é uma das fundadoras do Brazilian Translation Club e mantém uma livraria online especializada em literatura brasileira contemporânea, a Capitolina Books. Por três vezes, ganhou o Brazilian Press Awards na categoria Literatura, prêmio que elege os destaques da cultura brasileira no Reino Unido.
Autora de livros juvenis e de contos, a escritora levou seis anos para escrever sua primeira ficção longa, consagrada com o 3º lugar do Prêmio Oceanos 2019. Após uma extensa pesquisa, construiu em breves 100 páginas a história de Margareth, uma pobre irlandesa que emigra para o Brasil e se torna amiga de Mariava, uma escrava. Em sua obra mais recente, Mapas para desaparecer (Faria e Silva), retornou às narrativas curtas em 11 histórias que propõem formas de esvaziamento de identidade, sugerido em um cenário caracterizado por autosabotagens e dramas sociais.
Citações
“Radicada em Londres, a mineira Nara Vidal vem caracterizando sua literatura exatamente por explorar esse campo interdependente entre fato e ficção, de modo a extrair matéria para construir enredos e personagens filiados ao universo feminino.”
Estado de Minas sobre Nara Vidal
“’Sorte’ tem uma linguagem austera, reduzida ao osso da palavra.”
Daniel Jonas, jurado do Prêmio Oceanos e poeta português, sobre “Sorte” (Moinhos)
“‘Sorte’ aborda a imigração para o Brasil no século 19 e a degradação da mulher em um ambiente marcado pela escravidão e pelo racismo.”
Brazilian Publishers sobre “Sorte” (Moinhos)
Leia mais
Matéria do Estado de Minas sobre Mapas para desaparecer (Faria e Silva)
Matéria de O Tempo sobre Mapas para desaparecer (Faria e Silva)
Nota do Rascunho sobre Mapas para desaparecer (Faria e Silva)
Perfil da revista Época sobre Nara Vidal
Matéria da Folha de S. Paulo sobre as vencedoras do Prêmio Oceanos de Literatura 2019
Entrevista de Nara Vidal sobre “Sorte” (Intrínseca) para o jornal O Tempo
Entrevista de Nara Vidal para o site Ambrosia