Natalia Timerman

Sobre a autora

Escritora, médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP, Natalia Timerman nasceu em 1981 na capital paulista, onde reside. Publicou em 2017 seu primeiro livro, Desterros: histórias de um hospital-prisão (Elefante), em que analisa sua experiência de trabalho no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário A autora chama a atenção para a maneira estereotipada com que detentos e funcionários se comunicam uns com os outros. Registra o uso de desenhos e da decoração das celas como forma de os detentos tentarem criar individualidade e noção de pertencimento. Descreve, ainda, como as mães que acabaram de ter filhos vivem e sofrem a maternidade no cárcere.

Dois anos depois, fez sua estreia na ficção literária pela Editora Quelônio com a coletânea de contos Rachaduras. A obra, finalista do prêmio Jabuti 2020, é dividida em três partes, reunindo 22 pequenas narrativas que obordam os dilemas do desejo em uma sociedade marcada por insatisfações, medos inconscientes, impasses sociais e pelos acasos cotidianos. A autora apresenta uma escrita segura, marcada pela limpidez, e ao mesmo tempo experimental, que tange o poético.

No início de 2021, publicou pela todavia seu primeiro romance, Copo vazio. Na obra, Natalia se debruça sobre a história de Mirela, uma mulher esclarecida e bem-sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro, experimentando aquilo que Clarice Lispector chamou de “felicidade insuportável”.

 


Citações

“Comparada com Elena Ferrante, popular autora italiana e uma das mais contempladas da atualidade, a escritora brasileira escreve 140 páginas sobre um assunto que há tempos permeia o imaginário feminino e confronta até a mais feminista das militantes: por que dependemos tanto de relações amorosas?”
Portal Universa/UOL sobre Copo vazio (todavia)

“Depois de publicar contos, poemas e ensaios, Natalia Timerman comprova a versatilidade de sua escrita num mergulho de fôlego no mundo psíquico de sua protagonista. Nessas páginas, vamos às profundezas de suas carências e projeções, de seus temores mais íntimos.”
Revista Cult sobre Copo vazio (todavia)

 


Leia mais

Trecho do romance Copo vazio (todavia) publicado pela revista Gama

Entrevista de Natalia Timerman para a Cult sobre Copo vazio (todavia)

Entrevista de Natalia Timerman para o Universa/UOL sobre Copo vazio (todavia)

Entrevista de Natalia Timerman para o suplemento Aliás, do Estadão, sobre Rachaduras (Quelônio)

Resenha publicada no site Literatamy sobre Desterros: histórias de um hospital-prisão (Elefante)

 


Share

Vídeos

  • As pequenas chances
    Romance
    208 págs, 2023, Todavia.
  • Os óculos do Lucas
    Infantil e Juvenil
    32 págs, 2022, Brique-Book.
  • Copo vazio
    Romance
    137 págs, 2021, Todavia.
  • Desterros: histórias de um hospital-prisão
    Psicologia e Comportamento
    192 págs, 2020, Elefante.
  • Rachaduras
    Contos e Crônicas
    2019, Quelônio.