Rafael Gallo

Sobre o autor

Rafael Gallo nasceu em São Paulo, em 1981. Publicou pela Record o romance Rebentar, de 2015, e Réveillon e outros dias, coletânea de contos que marcou a estreia literária do autor em 2012. Tem ainda contos publicados em diversas revistas e antologias, como a Desassossego (Ed. Mombak, 2014) e a Machado de Assis Magazine (Ed. Biblioteca Nacional, 2012), que verteu para o espanhol o conto Réveillon.

Em entrevista ao Nexo Jornal, Gallo falou sobre as dificuldades de publicar o primeiro livro e deu conselhos aos que estão iniciando a carreira de escritor. “Quando escrevi, não tinha muito conhecimento do meio literário, não conhecia ninguém das editoras, tampouco algum escritor. Também não sabia das possibilidades de oficinas literárias ou de quem seria mais indicado. Pois é, eu era bem desinformado e isso é uma coisa da qual me arrependo. Um conselho bom para novos autores talvez seja tentar conhecer melhor esse ecossistema literário, porque pode ajudar a não ficar tão no escuro.”

 


 

Citações

“Em ‘Rebentar’, Rafael Gallo sai dos rios que inaugurou com seu livro de contos ‘Réveillon e outros dias’, estreia literária que lhe valeu o Prêmio Sesc de Literatura anos atrás, e deságua no oceano deste longo drama, confirmando seu talento narrativo e sua habilidade como ficcionista. A vida, como o mar e suas ondas, vaza das margens de ‘Rebentar’ – bela e dolorida história que rebate, em nós, as águas da compaixão.”
João Anzanello Carrascoza, escritor e publicitário, sobre Rebentar (Record)

“O autor de ‘Réveillon e outros dias’ não tem medo de temas difíceis. […] As palavras não ditas, as possibilidades que nunca se realizam. As palavras que não podem ser pronunciadas, as possibilidades que nunca deveriam ter-se realizado. Temas como estes constituem o fugitivo fundamento dos contos; palavras e possibilidades não faltam, todavia, a seu autor, no caminho para construir uma obra literária de notável sensibilidade.”
Marcelo Coelho, escritor e colunista da Folha de São Paulo, sobre Réveillon e outros dias (Record)

 


 

Leia mais

Depoimento de Rafael Gallo sobre o desafio de escrever o primeiro livro, Nexo Jornal

Entrevista de Rafael Gallo para o programa Trilha de Letras (TV Brasil)

Jovens autores publicam romances pós-premiações, O Globo


Share

Vídeos

  • Rebentar
    Romance
    278 págs, 2015, Record.
  • Reveillon e outros dias
    Contos e Crônicas
    160 págs, 2012, Record.