Vinícius Grossos

Sobre o autor

Leitor voraz desde pequeno, o escritor Vinícius Grossos nasceu em 1993 no Rio de Janeiro. Ainda criança, sonhava em trabalhar em uma livraria para que pudesse ler a qualquer hora todos os livros que desejasse e, aos 17 anos, já escrevia as próprias histórias. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vinícius mora atualmente em São Paulo.

Autor de livros para os jovens leitores, publicou seu primeiro livro, Sereia negra, de forma independente em 2014. Nele, o autor mistura questões sociais com mitologia e fantasia. No ano seguinte, lançou pela Faro Editorial O garoto quase-atropelado. A obra figurou na lista dos dez livros mais vendidos da Bienal do Livro de Minas e foi também editada na Colômbia.

Em 2016, publicou em coautoria com Augusto Alvarenga pela mesma editora o romance LGBT 1+1 – A matemática do amor. E, no ano seguinte, colaborou com um texto de sua autoria para a antologia O verão em que tudo mudou. Seu romance mais recente, Feitos de sol (Faro editorial), chegou às livrarias em 2019. O maior sonho do escritor é viver de sua literatura no Brasil e viajar pelo mundo divulgando o seu trabalho.

 


 

Citações

“Uma história inesquecível sobre adolescentes que escolheram acreditar no que sentiam. Você vai se emocionar.”
Bruna Vieira, escritora, sobre O garoto quase-atropelado (Faro Editorial)

“1+1 é um livro muito fofo, que fala sobre um assunto delicado de uma maneira tão bonita e natural.”
Eduardo Cilto, escritor, sobre 1+1 – A matemática do amor (Faro Editorial)

“Vinicius tem uma forma simples e cativante de escrever. Ele consegue, mesmo dentro de uma ficção, trazer conselhos que são necessários para a nossa vida real. Ele nos diz o que precisamos ouvir, mesmo falando diretamente com os seus personagens.”
Matheus Rocha, escritor, sobre Vinícius Grossos

“Dono de uma escrita inventiva e envolvente, Vinícius Grossos sabe exatamente como se comunicar com os jovens leitores.”
Eric Novello, escritor, sobre Vinícius Grossos

 


 

Leia mais

Texto de Vinícius Grossos sobre a sua carreira literária no Blog Obrigado pelo Peixe>


Share

Vídeos

  • O verão em que tudo mudou
    Romance
    304 págs, 2017, Faro.
  • 1+1 – A matemática do amor
    Romance
    256 págs, 2016, Faro.
  • O Garoto quase atropelado
    Romance
    272 págs, 2015, Faro.
  • Sereia Negra
    Romance
    202 págs, 2014, Independente.