Genêro do Autor: Psicologia e Comportamento

Patrícia Lins e Silva

23 de novembro de 2018

Sobre a autora

Diretora pedagógica há 30 anos e uma das sócias da Escola Parque – referência como modelo de educação liberal no Rio de Janeiro e onde estudou nomes como Marisa Monte, Pedro Bial e Fernanda Lima – a carioca Patrícia Lins e Silva é formada em Pedagogia, com Mestrado em Filosofia da Educação pelo IESAE-FGV. Especialista em epistemologia, dedica-se a investigar o processo humano de aprendizagem. Antes de se graduar em Pedagogia, cursou as Faculdades de Letras, Sociologia, Biologia e Filosofia. Realiza também uma série de palestras sobre o papel da escola num mundo radicalmente transformado pelas tecnologias digitais. Em 2011, lançou pela Casa da Palavra o livro Inteligência se aprende.

 


 

Citações

“Nada nos parece ser mais prazeroso do que ler algo sobre um tema intelectualmente sério, mas escrito de forma direta, elegante, com simplicidade e clareza — e também com extravagância — sobre os vários ângulos abordados em educação ou, como o título sugere, sobre a inteligência que se aprende com capacidade de adaptação a novas situações, compreendendo e reinventando o saber, ao longo da formação de crianças, de jovens e até mesmo (ou principalmente) de adultos.”
O Globo, sobre Inteligência se aprende (Casa da Palavra)

 


 

Leia mais

Entrevista de Patrícia Lins e Silva para o Programa do Jô sobre Inteligência se aprende (Casa da Palavra)

Resenha de O Globo sobre Inteligência se aprende (Casa da Palavra)

Márcio Vassallo

21 de novembro de 2018

Sobre o autor

Márcio Vassallo é carioca e nasceu em 1967. Jornalista e escritor, viveu boa parte da infância no Pará, na Amazônia. No retorno ao Rio de Janeiro, trouxe na bagagem o encanto pela linguagem popular e o olhar inocente; uma fórmula mágica para a comunicação com crianças, que se traduz em suas obras dedicadas a esse público. O escritor vive atualmente na capital fluminense, mas frequentemente roda o país para encontros com professores e os pequenos leitores em programas de incentivo à leitura.

Em sua obra infantil, a sintaxe cabocla combina-se à temática moderna e urbana e recicla arquétipos dos contos de fadas. São histórias de personagens atuais, como uma princesa descolada que, depois de transformada em sapa, vai viver feliz num brejo disfarçado de castelo em Copacabana, um sapo Don Juan suburbano que se gaba de fazer as lagartixas subirem pelas paredes ou ainda com uma fada madrinha, que, mesmo carente de colo e sem ter quem cuide dela, está sempre disponível para ouvir os problemas alheios pelo seu celular.

O mesmo olhar sensível e livre de preconceitos é perceptível em suas atividades como colaborador de revistas e cadernos literários brasileiros e também em suas obras de não ficção, como a biografia do poeta Mario Quintana publicada pela Moderna em 2005.

 


 

Citações

“Vassallo tem a virtude de aproximar infinitos e de avizinhar sonho e realidade.”
Estadão, sobre Márcio Vassallo

 


 

Leia mais

Entrevista de Márcio Vassallo para o Portal G1