8 de novembro de 2010

A Vida Sexual da Mulher Feia

Claudia Tajes descreve aventuras e desventuras da mulher feia, desde o tratamento diferenciado que recebe na família e na escola até as relações amorosas na vida adulta. Provoca risadas e reflexões, mexendo com o leitor despretensiosamente. Jucianara é a protagonista do livro, narrado em primeira pessoa. “Nas vezes em que reclamei com a minha mãe por me chamar assim, ela respondeu: – Não poderia haver nome que combinasse mais com você”, diz a personagem. A escrita ágil da autora aponta, com humor, desgraças do cotidiano.
Jucianara não tem rosto. Sabe-se que ela é gorda, mas não há mais detalhes de sua feiúra. Apenas das questões e sentimentos que a aparência lhe traz. Assim, a identificação do leitor com a personagem é ampla e abrangente. “Mulher feia é um estado de espírito pelo qual toda mulher passa”, diz a autora, uma bela morena. A vida sexual da mulher feia passeia por vários momentos da vida de “Ju” – da descoberta da aparência até o defloramento. Seu histórico inclui relacionamentos com um pintor frustrado e sujo e com um trocador que demorou horas para escalar seus seios fartos.
A graça peculiar da personagem já começa na apresentação: “Nas festas de fim de ano da empresa, quando todas as garotas ganham algum prêmio, a melhor bunda, a melhor boca (…), eu sou aquela que nunca leva nada. (…) Eu sou aquela que muda o cabelo e sempre fica pior, que sai de roupa nova e ninguém repara, que passa festas fingindo que dança com os amigos, quando na verdade está dançando sozinha (…)”. Se na vida Jucianara é tão rejeitada, no livro é impossível não acompanhá-la até o fim.
“É incrível a criatividade da moça”
O Globo
“É inviável não rir à toa e alto durante a leitura (…). Tajes alcança a proeza da risada generosa e solidária, imbuída da reflexão e do combate aos condicionamentos”
O Estado de São Paulo
Isto é gente
 “Tudo é narrado com a graça de Claudia”
Zero Hora

Share

Outras Notícias

Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Luis Fernando Verissimo: […]

leia mais
Uma vibração de claridade impiedosa

Por Moacyr Godoy Moreira* (Resenha de Em Plena Luz, de Tércia […]

leia mais
Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Noemi Jaffe: Em […]

leia mais