Patrícia Campos Mello

Sobre a autora

Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista da Folha de São Paulo, além de comentarista de temas internacionais na TV, pelos canais Band e BandNews. Recebeu diversos prêmios de jornalismo e cobre há 18 anos relações internacionais, economia e direitos humanos, o que a levou a quase 50 países produzindo reportagens. Em 2017, publicou pela editora Companhia das Letras o livro Lua de mel em Kobane, em que narra a história da guerra contra o Estado Islâmico na Síria por meio do olhar de um casal de refugiados que conheceu naquele país. Sua obra mais recente, A máquina do ódio, foi lançada em 2020 pela mesma editora. Patrícia é também autora de Índia – Da miséria à potência (Planeta).

É formada em Jornalismo pela USP e tem Mestrado em Business and Economic Reporting pela Universidade de Nova York. Nos últimos três anos, esteve algumas vezes na Síria, Iraque, Líbia, Turquia e Quênia fazendo reportagens sobre refugiados. Coidealizou o projeto Mundo de Muros, que retrata a crise das migrações em quatro continentes, e foi a única repórter brasileira a cobrir a epidemia de ebola em Serra Leoa em 2014 e 2015.

Trabalhou também correspondente em Washington pelo Estado de S. Paulo, de 2006 a 2010. Fez coberturas sobre a crise econômica nos EUA e as eleições de 2008, 2012 e 2016, e também da guerra do Afeganistão em 2009. Cobriu os atentados de 11 de Setembro em Nova York, em 2001, e foi repórter do Valor Econômico e da Gazeta Mercantil, tendo atuado por este último como correspondente internacional na Alemanha, em 1999.

 


 

Citações

“É uma reportagem profunda sobre um momento e um lugar que ficarão marcados como a grande tragédia humanitária deste início de século. E é por meio de gente simples, com desejos e sonhos absolutamente terrenos, que essa história é contada.”
Folha de S. Paulo, sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

“Partindo da história corajosa do casal, Patrícia destrincha em um livro curto o intrincado xadrez da guerra síria, na qual os curdos, assim como no Iraque, são uma peça importante. Em um texto enxuto, a autora consegue traçar um panorama amplo dos conflitos na região desde a invasão do Iraque pelos EUA, na esteira dos ataques de 11 de setembro de 2001, até o surgimento do Estado Islâmico e das intrincadas redes de combate e apoios internos e externos ao conflito.”
Valor Econômico, sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

“Sensível, extraordinariamente lúcida, conhecedora da paisagem que contempla, a autora mostra as coisas como as coisas são, e conta o caso como o caso é. Como também sabe que o horror é substantivo, nunca escorrega em hipérboles e adjetivos os quais a trama reduz a penduricalhos dispensáveis.”
Revista Veja, sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

 “O que importa é que, entre escombros e esperanças, perdas e recomeços, a vida continua. É esta a mensagem do livro, que também tem como pontos altos, um glossário e uma cronologia de guerra.”
O Globo, sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

“Foi a partir do trabalho com o jornalismo internacional que Patrícia decidiu escrever esse livro, mais precisamente a partir da foto de Alan Kurdi, menino sírio de 3 anos que morreu afogado tentando chegar à Grécia com a família em 2015 e cuja foto – ele de bruços sem vida na areia – chocou o mundo na época. No terceiro capítulo do livro, Patrícia relata que já havia realizado coberturas difíceis, mas que aquela que estava por começar era diferente, até porque muitos jornalistas ocidentais haviam sido sequestrados na Síria.”
Estadão, sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

 


 

Leia mais

Matéria da Folha de S. Paulo sobre A máquina do ódio (Companhia das Letras)

Matéria da Revista Quatro cinco um sobre A máquina do ódio (Companhia das Letras)

Entrevista de Patrícia Campos Mello para o Conversa com Bial sobre Lua de mel em Kobane (Companhia das Letras)

 


Share

Vídeos

  • A máquina do ódio
    História e Reportagem
    196 págs, 2020, Companhia das Letras.
  • Lua de mel em Kobane
    Estudos sociais, Política e Cultura
    208 págs, 2017, Companhia das Letras.
  • India: da miséria à potência
    História e Reportagem
    152 págs, 2008, Planeta.
  • O mundo tem medo da China? Nós também
    Estudos sociais, Política e Cultura
    102 págs, 2005, Treceiro Nome.