Dorrit Harazim

Sobre a autora

Uma das mais célebres e respeitadas jornalistas e documentaristas do Brasil, com passagem pelos principais veículos de comunicação do país, Dorrit Harazim nasceu na Croácia em 1943. Detentora de quatro Prêmios Esso, foi a primeira brasileira a receber o Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, na categoria Excelência. Lançou em 2016 pela Companhia das Letras o seu primeiro livro, o elogiado O instante certo.

Casada com o também jornalista Elio Gaspari e residindo em São Paulo, Dorrit começou a carreira jornalística em 1966 como pesquisadora da revista semanal francesa L’Express, em Paris. Foi nesse período em que conheceu os jornalistas Roberto Civita e Mino Carta que a convidaram para se unir à nova equipe de Veja, que a Editora Abril viria a lançar em setembro de 1968. Na revista, trabalhou desde a primeira edição até meados de 1976, e depois em mais dois períodos (1979-1988 e 1993-2000), nas funções de repórter e editora de Internacional, redatora-chefe e editora especial.

Cobriu a Guerra do Vietnã/Camboja em 1970, escreveu sobre a segunda fase da crise do petróleo, em 1973, após passar cinco semanas nos Emirados Árabes Unidos e Irã, e testemunhou em Santiago, no Chile, o bombardeio ao Palácio de La Moneda durante a cobertura do golpe militar de 11 de setembro. Também cobriu quatro eleições presidenciais norte-americanas, o casamento do príncipe Charles com a princesa Diana. Ainda a serviço da Abril, chefiou o escritório da editora em Nova York durante quase cinco anos.

No intervalo entre a primeira e a segunda fase em Veja, Dorrit integrou a editoria de Internacional do Jornal do Brasil, de 1976 a 1978. Em 2006, ao lado de João Moreira Salles, Mario Sergio Conti e Marcos Sá Corrêa, fundou a revista Piauí, onde foi editora até setembro de 2012. Entre 2002 e 2013, produziu ainda uma série de reportagens especiais para O Globo e tornou-se colunista de Opinião do jornal em 2010. Dorrit é também membro dos conselhos consultivos da agência de reportagem e jornalismo investigativo Pública e da Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil.

 


 

Citações

“Dorrit Harazim poderia ter escrito um livro analisando as fotos mais icônicas da história e o contexto de cada uma delas. Já seria uma obra notável, dada a habilidade da autora para unir reflexão e narração em textos muito bem escritos. Mas ‘O instante certo’ (…) vai muito além.”
Patrícia Campos Mello, jornalista e escritora, sobre O instante certo (Companhia das Letras), na Folha de S. Paulo

 “Pois em ’O instante certo’, da jornalista Dorrit Harazim (…) as imagens de tragédias coletivas e individuais são comentadas com o entendimento de uma jornalista ao mesmo tempo erudita e sensível, capaz de comover e levar o leitor para a cena que descreve.”
Antonio Gonçalves Filho, jornalista, sobre O instante certo (Companhia das Letras), no Estadão

 “Dona de uma curiosidade onívora, a premiada jornalista reúne nesta antologia perfis de fotógrafos e algumas das melhores histórias sobre a fotografia dos últimos tempos. A apuração precisa, a aparente naturalidade com que maneja um caminhão de informações e as observações inspiradas são um colírio para o cérebro de qualquer um que se interesse por boas narrativas e imagens.”
Nexo Jornal, sobre O instante certo (Companhia das Letras)

 


 

Leia mais

Matéria do Blog do IMS sobre O instante certo (Companhia das Letras)

Matéria do Estadão sobre O instante certo (Companhia das Letras)


Share

Vídeos

  • O instante certo
    Arte, Arquitetura e Fotografia
    384 págs, 2016, Companhia das Letras.