José Casado

Sobre o autor

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, José Casado é um premiado jornalista especializado na cobertura política e econômica. Foi repórter, editor, colunista e colaborador de publicações em Vitória, São Paulo, Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Desde 2003, integra a equipe do jornal O Globo, veículo onde assina uma coluna semanal de opinião.

Em São Paulo, foi repórter nos jornais Notícias Populares, O Estado de S. Paulo e em revistas especializadas. Em seguida, foi para Gazeta Mercantil, onde permaneceu como repórter, editor e colunista até 1994. Nesse mesmo ano, transferiu-se para o Estadão, atuando como repórter e colunista de Política. Mudou-se, na sequência, para Brasília e assumiu o cargo de chefe da sucursal da revista Época. De volta a São Paulo em 1999, foi editor de Economia e de Política na mesma publicação.

Em 2004, passou a integrar o quadro de editores de O Globo, no Rio. José Casado é um dos autores do e-book Alô, Obama, lançado pelo Infoglobo Comunicação em 2013. O livro digital revela os bastidores da ação da agência americana de espionagem NSA no Brasil e na América Latina, o que lhe valeu um Prêmio Esso de Jornalismo.  Atualmente, finaliza um livro-reportagem para a Editora Intrínseca previsto para 2020.


Share

Vídeos

  • Bastidores da Política
    História e Reportagem
    Prelo, Intrinseca.
  • Alô, Obama
    História e Reportagem
    227 págs, 2013, O Globo.
  • Os Seres Falados
    Infantil e Juvenil
    40 págs, 2012, Prumo.