Tobias Carvalho

Sobre o autor

Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre, em 1995, é formado em Relações Internacionais pela UFRGS. Em 2018, publicou seu primeiro livro de contos pela Record com o título, As coisas. No livro, as narrativas são todas compostas por personagens homossexuais. Ao mesmo tempo em que se conectam, as histórias se contrapõem entre si.

A obra recebeu elogios de escritores experientes, como Daniel Galera e Leticia Wierzchowski. O escritor Santiago Nazarian, em sua resenha para a Folha de S. Paulo, comparou o livro de estreia de Tobias ao estilo de Caio Fernando Abreu: “A escrita é limpa, com um caráter orgânico que remete ao escritor gaúcho Caio Fernando Abreu — uma comparação aparentemente inescapável para jovens autores gays — porém com um sentimentalismo mais sutil, menos derramado.”, escreveu Nazarian.


 

Citações

“Que o leitor não se engane: por trás de uma escrita limpa e simples, este livro guarda uma profunda elegância narrativa e um subtexto impactante. Temos aqui o cotidiano de um jovem homossexual, suas aventuras e desventuras amorosas, suas muitas incursões sexuais. Também ilumina uma temática que merece relevância, mas sua literatura não é panfletária nem monocromática. Estes contos fazem uma costura de vivências humanas e pungentes: a universal busca do amor, do prazer, mesmo que fugaz — a busca pelo outro, esta nossa metade perdida cuja existência (próxima ou distante) nos assombra eternamente. As coisas não é um livro bonzinho. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo.”
Leticia Wierzchowski, escritora e roteirista, sobre As coisas (Record)

“’As Coisas’ é uma belíssima estreia de um autor que já chega com o mais importante: veia. Não é pouca coisa.”
Santiago Nazarian, escritor, sobre As coisas (Record) para a Folha de S. Paulo

“A imensa força deste livro reside, em parte, no tema: as relações afetivas e sexuais de jovens homens gays em tempos de individualismo extremo, redes sociais e aplicativos de encontros. Mas o efeito final não seria possível sem a impressionante firmeza do estilo de Tobias Carvalho, um autor que consegue ser sensível e implacável a cada linha, afiado no trato das ações e das emoções, imprimindo aos contos aquela rara sensação de verdade que procuramos na melhor literatura.”
Daniel Galera, escritor, sobre As coisas (Record)

 


 

Leia mais

Resenha de As coisas (Record), Folha de S. Paulo>


Share

Vídeos

  • Quarto aberto
    Romance
    248 págs, 2023, Companhia das Letras.
  • Visão Noturna
    Contos e Crônicas
    112 págs, 2021, Todavia.
  • As coisas
    Contos e Crônicas
    144 págs, 2018, Record.