Andréa Pachá


Sobre a autora

Nascida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, em 1964, Andréa Maciel Pachá é escritora, juíza e Ouvidora do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, com ampla experiência nas áreas de Família e Sucessões. Seus anos de atuação em julgamentos de inventários, testamentos e curatelas permitiu-lhe reunir um farto material humano, que culminou no livro Velhos são os outros, lançado pela Intrínseca em 2018.

Com talento singular para transformar vivências no tribunal em ficção, Pachá é também autora de A vida não é justa e Segredo de justiça, publicados pela Intrínseca. Seus livros deram origem à série Segredos de justiça, exibida no Fantástico. Antes da magistratura, foi roteirista e produtora de teatro, tendo trabalhado com os diretores Rubens Correa, Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho e Luiz Arthur Nunes.

A autora foi vice-presidente de Comunicação da Associação dos Magistrados Brasileiros, onde coordenou os projetos de Simplificação da Linguagem Jurídica e Eleições Limpas. Atuou também como conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2007 e 2009, responsável pela implantação no Brasil do Cadastro Nacional de Adoção e das Varas de Violência Contra a Mulher. É ainda professora de Direito de Família na FGV e na Pós-graduação da PUC-RJ, além de integrante da Academia Petropolitana de Letras.

 


Citações

“Com o material recolhido, Andréa poderia ter escrito um tratado de Direito, um manual de Psicologia ou um guia de autoajuda comportamental. Ainda bem que preferiu escrever um livro de crônicas.”
Zuenir Ventura, jornalista e escritor, sobre A vida não é justa (Intrínseca)

“Não basta ter suprimento constante de personagens. É preciso ter talento literário de Andréa para transformá-los. Recomendo este livro com grande admiração. E inveja.”
Luis Fernando Verissimo, sobre Velhos são os outros (Intrínseca)

“Ao lidar com as condições da terceira idade, saúde, solidão, rejeição e outros temas que ganham humor sem perder a merecida serenidade”
Estado de Minas, sobre Velhos são os outros (Intrínseca)

 


Leia mais

Entrevista de Andréa Pachá para o Conversa com Bial sobre Velhos são os outros (Intrínseca)

Entrevista de Andréa Pachá para o Metro Jornal sobre Velhos são os outros (Intrínseca)

Matéria do Portal G1 sobre A vida não é justa (Intrínseca)

 


Share

Vídeos

  • A vida não é justa
    Contos e Crônicas
    224 págs, 2012/2019, Intrínseca.
  • Segredos de justiça
    Contos e Crônicas
    256 págs, 2014/2019, Intrinseca.
  • Velhos são os outros
    Contos e Crônicas
    208 págs, 2018, Intrínseca.