Giovana Madalosso


Sobre a autora

Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975, e hoje vive em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná com graduação em roteiro pela New York University. Durante muitos anos trabalhou como redatora e também roteirista de séries.

Estreou como contista em 2016, com o livro A teta racional (Editora Grua), finalista do Prêmio Biblioteca Nacional. Em 2018, lançou Tudo pode ser roubado (todavia), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, cujos direitos foram negociados para a produção de uma série. Em 2020, publicou o romance Suíte Tóquio também pela todavia.

Giovana é atuante no movimento feminista e autora de uma frase que deu o falar: “eu sou feminista, a minha literatura não”. Segundo a autora, o feminismo é uma bandeira importantíssima, mas rotular um certo tipo de literatura como feminista só faria por apequená-la.”

 


 

Citações

“’A teta racional’, livro de estreia de Giovana Madalosso, já no título, dá uma pequena amostra do que nos espera: inteligência, acuidade e humor. E aponta sem reticências para seu eixo principal: o lugar do feminino no mundo contemporâneo.”
Carola Saavedra, escritora, sobre A teta racional (Editora Grua)

“Com ‘Tudo pode ser roubado’, escritora finalista do Prêmio Biblioteca Nacional 2017 cria uma personagem incomum e interessante na literatura brasileira contemporânea.”
O Estado de São Paulo, sobre Tudo pode ser roubado (Todavia)

“Primeiro romance de Giovana Madalosso traz protagonista que desafia clichês”
Revista Pessoa, sobre Tudo pode ser roubado (Todavia)

 


 

Leia mais

Entrevista de Giovana Madalosso para a Revista Bravo

Entrevista de Giovana Madalosso para o jornal O Globo


Share

Vídeos

  • Suíte Tóquio
    Romance
    208 págs, 2020, Todavia.
  • Tudo pode ser roubado
    Romance
    192 págs, 2018, Todavia.
  • A teta racional
    Contos e Crônicas
    130 págs, 2016, Grua.