Michelli Provensi

Sobre a autora

Michelli Provensi nasceu em São Miguel do Oeste, em Santa Catariana, passou a maior parte da juventude em Maravilha, uma pequena cidade vizinha, e atualmente reside em São Paulo. Aos 16 anos, participou do concurso de moda Models College, organizado pelo jornal Diário Catarinense e pela extinta agência de modelos Marilyn, onde ganhou o segundo lugar e um contrato para ser agenciada em São Paulo. Sua estreia no SPFW foi um grande sucesso. Dali em diante trabalhou com grandes nomes da moda nacional.

Aos 17 anos, deu início à sua carreira internacional no eixo Japão, Nova York, Londres, Milão e Paris, onde conquistou notoriedade no universo da moda e acumulou experiências compartilhadas em 2013 com o lançamento de seu primeiro livro, Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real (Boa Prosa Editora). Com o clipe de All The Models in The House, apresentou ao mundo sua faceta como multiartista, reconhecida pelos principais veículos de imprensa nacionais e também no exterior, incluindo o jornal britânico The Guardian.

Michelli atua também como DJ, já tendo se apresentado no Brasil e no Japão, em eventos promovidos por grandes marcas de moda. Como apresentadora, esteve à frente dos programas The Beats Show, produzido pela Vice, MTV Móv3l e MTV News. Colaborou para o jornal O Estado de São Paulo com uma coluna sobre moda e teve textos publicados em Zines e nas revistas L’Officiel, Bazaar e Vogue.

No lançamento da coleção Zumi da Gucci, ela foi convidada para ler poemas nas lojas da marca e também declamou textos nos coletivos Trovadores do Miocárdio e Escritoras em Cena. Em 2022, publicou seu primeiro livro de contos, Marinheira de açude (Reformatório), vencedor do segundo lugar do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional.

 


Citações

“Michi não é apenas a modelo mais inteligente do Brasil. Michi é uma das mulheres mais inteligentes – e bota safa e sagaz nisso! – do país. Em meia hora, em uma roda de conversa, ela quebra tudo: convenções, babaquices e paradigmas. Com um humor que junta o estilo Monty Python ao mais simples e engraçado causo da roça do oeste catarinense. Quer mais? No seu livro ‘Preciso Rodar o Mundo – Aventuras surreais de uma modelo real’, ela brinca  com citações de Roland Barthes e com versos de Rimbaud como quem troca de roupa pela enésima vez um desfile.”
Xico Sá sobre Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real (Boa Prosa Editora)

“Michelli Provensi, uma descoberta cheia de perguntas para as quais nunca teremos resposta, e é por isso que os adultos (que agora somos?) inventam histórias… não para ludibriar as crianças, mas para dar algum sentido ao que sem rota certa. Está nisso de sermos humanos.”
Luciana Araujo Marques, jornalista e crítica literária, sobre Marinheira de açude (Reformatório)

“A Michelli tem um vivacidade e um humor muito próprios – deliciosos.”
Lilian Pacce, jornalista, sobre Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real (Boa Prosa Editora)

“A bela Michelli Provensi é uma tempestade de ideias. Sua imaginação fértil somada à sua simpatia e ao seu desejo de comunicar tornaram esta talentosa viajante do mundo em uma escritora com estilo próprio.”
Ivan Abujamra, fotógrafo, sobre Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real (Boa Prosa Editora)

“Multiartista por vocação, Michelli divide-se entre a composição de contos, as oficinas de escrita criativa e filosofia, as passarelas e ainda assume o posto de DJ em eventos.”
Revista Vogue sobre Michelli Provensi

 

 


Leia mais

Matéria da revista Vogue sobre Marinheira de açude (Reformatório)

Matéria da revista Elle sobre Marinheira de açude (Reformatório)

Michelli Provensi no Altas Horas/TV Globo

Matéria do jornal The Guardian sobre Michelli Provensi

Matéria da revista Veja sobre Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real (Boa Prosa Editora)


Share

Vídeos

  • Marinheira de açude
    Contos e Crônicas
    120 págs, 2022, Reformatório.
  • Preciso rodar o mundo: Aventuras surreais de uma modelo real
    Biografia e Memórias
    256 págs, 2013, Da Boa Prosa.