Norberto Morais

Sobre o autor

Norberto Morais nasceu em 1975 em uma pequena cidade na Floresta Negra, na Alemanha, sendo conterrâneo de Hermann Hesse. Quando tinha seis anos, sua família retornou a Portugal e passaram a residir na cidade de Marinhais. Graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), o autor foi voluntário na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, frequentou o Hot Club e teve uma banda, na qual era vocalista, letrista e compositor.

Publicou o seu primeiro romance, Vícios de amor, em 2008, em Portugal. O pecado de Porto Negro, um mosaico de histórias que vão se encadeando para construir um romance admirável sobre o caráter circular do destino e a capacidade do passado de ressurgir quando menos se espera, foi finalista do prêmio Leya em 2013 e semifinalista do Oceanos 2016. A obra ganhou nova edição em 2019 pela Relógio D´água.

Em 2019, lançou também pela Relógio D’Água A balada do medo. Sua obra mais recente, O sítio do lugar nenhum, foi publicada em janeiro de 2020 pela mesma editora. Para 2022, estão previstos os lançamentos de dois romances do autor no Brasil pela Faria e Silva Editora.

 


Citações

“Norberto Morais consegue, neste livro, nivelar em crescendo o tamanho da inquietação humana, desde a incredulidade por consciência do absurdo, até ao ponto em que transforma a dúvida em agonia e a transmuta em desespero primeiro, em delírio depois.”
Jornal Expresso sobre A balada do medo

 

“Indubitavelmente um grande e fabuloso romance histórico de estilo barroco, no qual tudo o que é previsível de não acontecer, acontece. Um dos melhores romances históricos publicados este século em Portugal.”
Jornal de Letras sobre o Pecado de Porto Negro

 

 


Leia mais

Matéria da Revista Caras (Portugal) sobre o Pecado de Porto Negro

Entrevista com Norberto Morais para o Portal Julia (Portugal)

 


Share

Vídeos

  • O Pecado de Porto Negro
    Romance
    408 págs, 2023, Tordesilhas.
  • A Balada do Medo
    Romance
    316 págs, 2023, Tordesilhas.