Patricia Pedrosa

Sobre a autora

Patricia desenvolveu o gosto pela arte desde a infância, quando passeou pela música, dança e teatro. Deu início à sua formação acadêmica no meio artístico nos Estados Unidos, pela Escola de Artes Performáticas. A jovem autora coleciona graduações nos campos com que se relaciona desde a infância. Formou-se em Cinema pela UFF e em Artes Cênicas pela CAL e chegou a cursar Música na UNIRIO.

Com uma carreira já consolidada no audiovisual, sua estreia na literatura vem com o lançamento de um livro de poesia pela charmosa Editora Faria e Silva. O livro sairá em 2021 como parte da coleção Texto em transe, que também lançará títulos de Luiz Ruffato e Eduardo Alves da Costa.

Seu portfólio foi inaugurado com um estágio na série de megassucesso A Grande Família, produção da TV Globo que animou o Brasil de 2001 a 2014. Depois dessa experiência, Patricia ganhou estofo como assistente de direção até retornar à série com o posto de diretora. Após o sucesso com a comédia, ela aplicou seu apurado olhar estético na Direção Geral de A Fórmula e Mister Brau, nesta assinando também como roteirista. Ainda deixou sua marca na Direção Artística de Amor e Sorte, Shippados, Cine Holliúdy e Todas as mulheres do mundo.

Em entrevista à Revista Claudia, Patricia explicou: “É importante que nós mulheres estejamos representadas em todas as esferas da criação para que possamos, através da nossa experiência, trazer fidelidade para as histórias. Por isso, é fundamental que tenhamos grupos de criadores de diversos gêneros, raças e realidades sociais. É fundamental que haja pluralidade na realização da dramaturgia para que ela reproduza de forma mais realista a nossa sociedade.”

 


 

Leia mais

Matéria da Revista Claudia: “Patricia Pedrosa, diretora em ascensão, conversa sobre carreira e machismo”

Matéria do Correio do Estado: “Patricia Pedrosa é diretora artística e roteirista na Globo”

Matéria do Estadão sobre a série Shippados, dirigida por Patricia Pedrosa


Share

Vídeos

  • Primeiro Campo da Guerra
    Poesia
    136 págs, 2021, Faria e Silva Editora.