Simone AZ

Sobre a autora

Filha de mineiros e neta de italiana, Simone AZ nasceu em São Paulo e cresceu brincando na biblioteca do seu pai. Aos oito anos ganhou um livro da Agatha Christie, e nunca mais parou de ler romance policial e outros gêneros. Cursou Jornalismo na PUC-SP, trabalhou como redatora e roteirista em agências de propaganda e, desde 2008, atua de forma independente.Em 2015 foi selecionada pelo Curso de Preparação do Escritor da Casa das Rosas. Um poema de sua autoria, Num segundo alguém, foi finalista do OFFFlip de 2016. No mesmo ano, ganhou o terceiro lugar no concurso de contos Machado de Assis do SESC-DF.

A autora já publicou seus contos em três coletâneas Órbita, Nove e Fênix perto do fogo. Foi organizadora, editora e também participou como autora da Revista Moreia, todos lançados na Balada Literária.

Beijo de língua no espelho (Quelônio), seu primeiro livro de contos, foi selecionado
pelo Prêmio Sesc de Literatura em 2018 e concorreu também como finalista do Prêmio Toca. A obra ganhou em 2022 uma edição pela Quelônio.

Em 2021, finalizou seu primeiro romance, Dakota Blues. A obra acompanha a história da Alice, uma menina que conta a sua vida a partir das mortes que vivenciou.

 


Citações

“Esse é um livro divertido, leve, profundo, sedutor, complexo, irresistível, tudo ao mesmo tempo, nele Simone AZ realiza o famoso conselho de Paul Valèry: ‘É preciso ser leve como o pássaro…’. E Simone criou esse pássaro perfeito.”
Carola Saavedra escritora, sobre Dakota Blues

“Com uma escrita cativante e hipnótica, AZ nos conduz pelos labirintos do amadurecimento e da onipresença da morte.”
Giovana Madalosso, escritora, sobre Dakota Blues

Simone AZ escreveu um livro comovente, sincero, verdadeiro. E muito vivo. Depois de lido, a gente segue com Alice nos acompanhando. A gente se apaixona por ela e pelos personagens. A gente agradece pelos momentos que vivemos juntos.
Marcelino Freire, escritor, sobre Dakota Blues


Share

Vídeos

  • Beijo de língua no espelho
    Contos e Crônicas
    120 págs, 2022, Quelônio.