23 de março de 2022

Como retroceder na guerra?

Em “A máfia dos bombardeios”, Malcolm Gladwell narra um dos episódios mais trágicos e mortíferos da Segunda Guerra Mundial.

Por Felipe Maciel

O mundo se vê diante de um novo conflito armado em pleno continente europeu. Os olhos se voltam para a Ucrânia. Antigas feridas de antigos impérios sobem o tom com armas em punho. A geopolítica é um intrincado jogo de xadrez. Mas se a paz depende de eterna negociação, a guerra leva a lugares difíceis de retroceder.

O jornalista Malcolm Gladwell recorda em A máfia dos bombardeios (Sextante) o ataque aéreo norte-americano que custou a vida de mais de 100 mil civis japoneses, episódio conhecido como a noite mais longa e letal da Segunda Guerra.

Os personagens centrais da narrativa, os Generais Curtis LeMay e Haywood Hansell Jr., representam duas abordagens opostas aos bombardeios. O lema “Faz-se a guerra da forma mais feroz e brutal possível e, em troca, recebe-se uma guerra mais curta.”, defendido por LeMay, vence.

O resultado: o ataque incendiário que arrasou Tóquio. Gladwell questiona os dilemas morais que o uso da tecnologia pode criar e até onde podemos chegar quando o estado natural é o estado de guerra.


Share

Outras Notícias

Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais
Uma conversa, um projeto, uma saudade

Em 20 de setembro de 2018, a escritora e roteirista Fernanda […]

leia mais