Sobre o autor
Sérgio Abranches nasceu em Curvelo, no interior de Minas Gerais, em 1949. Escritor, cientista político e colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, é formado em Sociologia pela UnB e pós-doutor em Ciência Política e Sociologia Comparada pela Universidade Cornell (EUA).
Ao longo da carreira, tem se dedicado a investigar os desafios contemporâneos à democracia, frente às transformações profundas provocadas pela digitalização, globalização e avanço científico-tecnológico. Como comentarista da rádio CBN, cobriu de perto as conferências do clima da ONU, das COPs 15 (Copenhague, 2009) à COP 21 (Paris, 2015), que resultou no Acordo de Paris. Também apresentou duas temporadas da série Entrevista no Canal Futura — A era do imprevisto e Brasil: tempo presente — discutindo geopolítica, democracia, mudança climática e sustentabilidade.
Entre seus livros mais importantes estão O tempo dos governantes incidentais (Companhia das Letras, 2020), Presidencialismo de coalizão (Companhia das Letras, 2018), finalista do Prêmio Jabuti, A era do imprevisto (Companhia das Letras, 2017), vencedor do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil, e Copenhague antes e depois (Civilização Brasileira, 2010), sobre a política global do clima.
Abranches também transita com liberdade pela ficção. É autor dos romances O intérprete de borboletas (Record, 2022), O pelo negro do medo (Record, 2012) e Que mistérios tem Clarice? (Biblioteca Azul, 2014).
Citações
“O livro não oferece respostas definitivas, nem é esse o seu propósito. Abranches quer refletir sobre as incertezas de um tempo em que a democracia perde suas amarras. O lugar do qual ele dialoga com inúmeros autores é o da política. Contudo, a política é concebida como um território complexo e aberto, no qual a reflexão pode partir tanto das ciências sociais quanto da filosofia ou da ficção. O resultado é surpreendente.”
Heloisa Starling para a Revista Quatro cinco um sobre O tempo dos governantes incidentais (Companhia das Letras)
“Uma análise ousada e abrangente sobre os desafios civilizatórios de nosso tempo, que só um pensador com a trajetória de Abranches poderia oferecer.”
Prêmio PEN Clube do Brasil sobre A era do imprevisto (Companhia das Letras)
“Uma tentativa lúcida de pôr ordem à cacofonia de uma ruptura sem precedentes.”
O Globo sobre A era do imprevisto (Companhia das Letras)
“Com uma escrita clara e vigorosa, Abranches conecta ciência, política e cultura em um livro essencial para entender as forças que moldam nosso futuro.”
Folha de S.Paulo sobre A era do imprevisto (Companhia das Letras)
Leia mais
Matéria do jornal O Globo sobre A era do imprevisto (Companhia das Letras)
Entrevista de Sérgio Abranches para o programa Conversa com Bial/TV Globo
Entrevista de Sérgio Abranches para o programa Roberto D’Ávila/Globonews