19 de dezembro de 2022

Pílulas de sabedoria e humor

Por Felipe Maciel

Notório pelo texto conciso, Luis Fernando Verissimo é, entretanto, um escritor profícuo, autor de mais de 80 títulos. A longa carreira como cronista de importantes veículos de imprensa no Brasil rendeu ao autor a fama de mestre da narrativa curta. Verissimo, porém, é versátil por natureza e ofício, e publicou também seis romances memoráveis, que agora ganham edição especial em um box comemorativo editado pela Alfaguara.

De “O jardim do Diabo”, de 1987, até “Os espiões”, de 2009, todos têm em comum o humor fino e irônico e a temática variada. Passa com desenvoltura pelo gênero policial, aborda com profundidade filosófica questões do universo literário, revisitando à sua maneira Shakespeare e Borges, e faz do pecado da gula uma obra atemporal.

O box “Todos os romances” dá novo e merecido tratamento aos romances de Luis Fernando Verissimo. E como definiu, acertadamente, o jornalista Sergio Augusto: “Ninguém escreve como ele, ninguém escreve melhor do que ele, com total domínio do fraseado, do ritmo, da cadência e da articulação das ideias.”  


Share

Outras Notícias

Um dedo de prosa com Sérgio Rodrigues

“ Escrever literatura é lutar com palavras, fazer mil escolhas a […]

leia mais
Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais