Olivia Byington

Sobre a autora

Olivia Byington nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, cidade onde ainda mora. Iniciou seus estudos de música na PróArte e gravou seu primeiro álbum aos 18 anos. Cantora, compositora e violonista, cantou com Chico Buarque, Tom Jobim e Egberto Gismonti. Gravou onze discos ao longo de sua carreira, entre eles A dama do encantado, um tributo a Aracy de Almeida, e produziu trilhas para a televisão e o cinema.

Casada atualmente com o diretor de cinema e televisão Daniel Filho, é mãe de quatro filhos. Escreveu seu primeiro livro em 2016, com o título O que é que ele tem? (Objetiva). Na obra, elogiada por Andrew Solomon, Olivia conta a história de seu primogênito João, que nasceu com uma síndrome rara. Em 2018, o livro ganhou uma adaptação para o teatro, encenada pela atriz Louise Cardoso.

 


 

Citações

“Agradeço, principalmente, pelo espírito do livro. Esta graça e este amor, sentimentos os quais experimentou e que tão bem descreve em seu livro. Enquanto lia, pensava para mim mesmo que espero poder ser este pai para um filho com alguma doença similar. E, no momento seguinte, pensei para mim mesmo que espero ser esse mesmo pai, mesmo que meus filhos não tenham nenhuma doença, nem nenhum desafio em específico.”
Andrew Solomon, escritor, sobre O que é que ele tem? (Objetiva)

“Um dos mais ternos e comoventes relatos de amor à diferença, num ano que se caracterizou pela intolerância na política”.
Zuenir Ventura, escritor e jornalista, sobre O que é que ele tem? (Objetiva)

“No fim, o desejo de Olivia de ser aquela mãe segura, calma e amorosa se concretizou, ainda que o desejo do filho perfeito, como os livros descreviam, não. Até porque nenhum livro além desse poderia descrever João.”
Folha de S. Paulo, sobre O que é que ele tem? (Objetiva)

“Um grande relato de resiliência que reforça o coro dos grupos de mulheres que lutam por direitos de inclusão de seus filhos com deficiência.”
Estadão, sobre O que é que ele tem? (Objetiva)

 


 

Leia mais

Entrevista de Olivia Byington para a Folha de S. Paulo sobre O que é que ele tem? (Objetiva)

Entrevista de Olivia Byington para a Revista Claudia sobre O que é que ele tem? (Objetiva)


Share

Vídeos

  • Todas as idades
    Contos e Crônicas
    prelo, José Olympio.
  • O que é que ele tem?
    Biografia e Memórias
    184 págs, 2016, Companhia das Letras.