Fernanda Veríssimo

Sobre a autora

Fernanda Verissimo nasceu no Rio de Janeiro, em 1965 e reside em Porto Alegre. É jornalista, roteirista e tradutora para português e inglês. Foi produtora da Otto Desenhos Animados e do Núcleo de Animação do RS, em parceria com o National Film Board do Canadá. Especializou-se em bibliografia e história do livro na Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha. Fez mestrado em Gestão Cultural na Sorbonne, em Paris, e doutorado em História Moderna na mesma universidade, sob a orientação do historiador Luiz Felipe de Alencastro. Foi pesquisadora convidada da biblioteca John Carter Brown, em Providence, nos Estados Unidos, onde estudou os livros impressos nas missões jesuítico-guaranis e dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros em Maputo, Moçambique.

Traduziu livros acadêmicos como Debates feministas, de Seyla Benhabib, Judith Butler e Drucilla Cornell (UNESP) e Repensando os trópicos, de Peter Burke e Maria Lúcia Pallares Burke (UNESP), além de livros de ficção, como a trilogia Evelina, Cecília e Camilla (Editora Principis), da romancista inglesa do século 18 Fanny Burney. Foi uma das editoras do livro A bíblia do caos, de Millôr Fernandes (Editora L&PM), colaborou na edição da coletânea As cobras (Objetiva), de Luis Fernando Verissimo, e nos livros Verissimas (Objetiva) e Verissimo antológico ( Alfaguara), do mesmo autor.

É também organizadora e tradutora do livro Nicolas I: Rei do Paraguai e Imperador dos Mamelucos (UNESP), roteirista de A batalha, HQ ilustrada por Eloar Guazzelli (Quadrinhos na Cia) e autora de Impressão nas Missões Jesuítas do Paraguai (Brasiliana/EDUSP).

 


 

Leia mais

Matéria do jornal Zero Hora sobre A batalha (Quadrinhos na Cia)

Matéria do jornal Rascunho sobre A batalha (Quadrinhos na Cia)

Nota da revista Quatro cinco um sobre Impressão nas Missões Jesuítas do Paraguai (Brasiliana/EDUSP)

Matéria do jornal Folha de S.Paulo sobre A história de Nicolas I (Unesp)


Share

Vídeos

  • Impressão nas Missões Jesuítas do Paraguai
    História e Reportagem
    288 págs, 2022, Brasiliana/EDUSP.
  • A batalha, com Eloar Guazzelli
    Romance
    96 págs, 2022, Quadrinhos na Cia..