Larry Rohter

Sobre o autor

O escritor e jornalista Larry Rohter nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1950, e mora atualmente com a mulher, a brasileira Clotilde Rohter, em Nova York. Foi correspondente estrangeiro na América Latina e na Ásia por 30 anos, e passou quase a metade de sua carreira no Brasil, primeiro para a revista Newsweek, em plena ditadura militar e, posteriormente, entre 1998 e 2008, para o jornal The New York Times.

É autor de uma série de reportagens tanto para órgãos de imprensa de língua inglesa como de língua portuguesa. Foi chefe de sucursal do The New York Times no Rio de Janeiro e trabalhou nos jornais The Washington Post, The Sunday Times of London e também na Rede Globo de Televisão.

É autor de três livros sobre o Brasil. Deu no New York Times foi publicado em 2008, pela Objetiva, e reúne uma série de artigos do jornalista escritos durante a era Lula. Publicado em 2010 pela Geração editorial, Brasil em alta é uma análise do Brasil durante um dos períodos de maior crescimento econômico da nação e do amadurecimento de sua democracia. Seu livro mais recente, Rondon, uma biografia, saiu pela Objetiva em 2019.

Nele, Rohter, que esteve na Amazônia pela primeira vez em 1977, reconstrói a trajetória do influente militar brasileiro, personagem essencial na defesa dos direitos indígenas na América Latina e na fundamentação das bases do ambientalismo no país.

 


 

Citações

“Um livro essencial, fundamental para entender a Amazônia. Uma ótima biografia de um militar positivista que respeitava os indígenas. Um livro que devia ser lido também nos colégios e academias militares (…) Os generais deste governo devem seguir o exemplo do Marechal Rondon. Será que vão ler a biografia do Marechal escrita por Larry Rohter?”
O Globo, sobre Rondon, uma biografia (Objetiva)

“Ninguém oferece uma visão mais perspicaz e ponderada do Brasil do que Larry Rohter. Com seu domínio e conhecimento profundo do meu país, transmite uma boa noção de como é dinâmica e vibrante a nossa cultura, ao mesmo tempo que mostra a ascensão rápida da economia brasileira e a transformação do país de uma ditadura militar a uma democracia. Quem quer entender o lugar do Brasil no mundo de hoje tem primeiro que ler este livro.”
Paulo Coelho, escritor, sobre Brasil em alta (Geração editorial)

O Brasil está a caminho de se tornar uma grande potência econômica, mas também é um país com uma história longa e complexa. Larry Rohter não só conhece o país por dentro e por fora, e o ama, mas ainda consegue utilizar uma lente transparente e objetiva para ajudar-nos a ver a jornada do Brasil, suas oportunidades e seus desafios neste momento histórico, e seu destino manifesto. Leitura obrigatória.”
Anil Gupta, autor de Getting China and India Right, sobre Brasil em alta (Geração editorial)

 “Rohter conhece o país como poucos brasileiros… De certo modo, ‘Deu no New York Times’ pode ser lido como uma versão contemporânea dos relatos de viajantes sobre a vida brasileira, que inclui figuras de proa da ciência mundial, como os naturalistas Darwin e Humboldt… Larry Rohter é um repórter inquieto, um representante da melhor tradição americana de liberdade de imprensa.”
Revista Veja, sobre Deu no New York Times (Objetiva)

 


 

Leia mais

Entrevista de Larry Rohter para O Globo sobre Rondon, uma biografia (Objetiva)

Entrevista de Larry Rohter para a Folha de S. Paulo sobre Rondon, uma biografia (Objetiva)


Share

Vídeos

  • Rondon
    Biografia e Memórias
    584 págs, 2019, Objetiva.
  • Brasil em Alta
    Estudos sociais, Política e Cultura
    392 págs, 2012, Geração Editorial.
  • Deu no New York Times
    História e Reportagem
    420 págs, 2008, Objetiva.