28 de junho de 2024

Agência Riff n’A Feira do Livro 2024

Em sua terceira edição, o evento literário se consolida na agenda cultural de São Paulo como importante palco da ficção e da não ficção contemporâneas. Entre o elenco representado pela Agência Riff, 14 autores participam da programação oficial

Por Felipe Maciel

Começa neste sábado, 29 de junho, e vai até o dia 7 de julho a terceira edição d’A Feira do Livro que ocupará, durante nove dias, a praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo. A programação vem encorpada, com uma lista de 55 mesas na programação oficial, além de uma série de eventos paralelos organizados por editoras e livrarias.

Promovida pela Associação Quatro Cinco Um com a Maré Produções, cerca de 150 editoras, livrarias e outras iniciativas literárias terão estandes erguidos ao ar livre, com venda de livros e eventos esparsos. A feira inaugura três novos tablados menores só para receber a programação paralela elaborada pelos expositores autônomos.

Entre os escritores representados pela Agência Riff confirmados na programação oficial, estão Natalia Timerman, Stênio Gardel, Beatriz Bracher, Caetano W. Galindo, Veronica Stigger, Gregorio Duvivier, Daniel Kondo, Sérgio Rodrigues, Maria Adelaide Amaral, Marcelo Rubens Paiva e Silvana Tavano, que participarão de debates sobre um amplo cardápio amplo de temas. Bianca Santana, Patricia Auerbach e Patrícia Campos Mello também estarão por lá atuando como mediadoras.


Conheça a participação dos autores da Agência Riff na programação oficial d´A Feira do Livro 2024:

SÁBADO, 29 DE JUNHO

11h45 • Palco da Praça
[Psicologia] INFINITOS LUTOS
Como vivemos o luto e como ele acaba? Os autores Christian Dunker e Natalia Timerman combinam experiência pessoal, literatura e psicanálise para debater um tema central da vida humana, com mediação de Tati Bernardi.

19h • Palco da Praça
[Literatura brasileira] A PALAVRA QUE RESTA
O autor cearense Stênio Gardel, vencedor do National Book Award nos EUA, apresenta seu aclamado romance de estreia. A mediação é de Schneider Carpeggiani.


DOMINGO, 30 DE JUNHO

12h • Auditório Armando Nogueira
[Livro e leitura] PALAVRA CONTADA
A atriz, escritora e roteirista potiguar Alice Carvalho conversa com a autora e roteirista paulistana Beatriz Bracher sobre Coração apertado, de Marie NDiaye, e a produção do audiolivro do romance, recém-lançado pela Supersônica com leitura da atriz. A mediação é de Luciana Araujo. Apoio: Supersônica.

14h • Auditório Armando Nogueira
[Literatura brasileira] TRILHA DE LETRAS: CAETANO W. GALINDO
O tradutor, romancista e ensaísta curitibano Caetano W. Galindo é o convidado do programa literário da TV Brasil que a autora carioca Eliana Alves Cruz apresenta. Patrocínio: TV Brasil.

17h30 • Auditório Armando Nogueira
[Português] PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS
Caetano W. Galindo e Marcos Bagno, dois poetas, tradutores e autores de obras sobre o português, falam sobre as origens, o presente e o futuro da língua. A mediação é de Luana Chnaiderman.


SEGUNDA, 01 DE JULHO

15h • Palco da Praça
[Praça de Aula] RACISMO E ANTIRRACISMO NAS ESCOLAS
Uma conversa franca com Edneia Gonçalves e Eugênio Lima sobre a luta pela superação do racismo na sociedade, que vem desafiando pais, alunos e educadores. A mediação é de Bianca Santana.

19h30 • Palco da Praça
[Literatura brasileira] UMA NOITE EM PORTO ALEGRE
As autoras e autores gaúchos Mar Becker, Jeferson Tenório, Clara Averbuck, Veronica Stigger, Morgana Kretzmann e Paulo Scott prestam uma homenagem literária à cidade que sedia uma feira do livro que inspirou a sua irmã paulistana e que sofre com os danos das enchentes de maio de 2024.


TERÇA, 02 DE JULHO

16h30 • Palco da Praça
[Seminário: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas] A SOLIDÃO DO LIVRO, A SOLIDÃO DA TELA
A tecnologia é uma ameaça para a leitura e a escrita de qualidade em casa e na escola? Uma conversa de Aline Frederic e Debora Vaz sobre sobre os desafios à experiência literária em nossos tempos, com mediação de Patricia Auerbach.

19h30 • Palco da Praça
[Literatura infantil] O BRASIL NAS PÁGINAS
Dois craques — o escritor Sérgio Rodrigues e o ilustrador Daniel Kondo — lançam no Pacaembu livros que exploram a linguagem, a história e a visualidade.


QUARTA, 03 DE JULHO

19h30 • Palco da Praça
[Literatura infantil] POESIA NA PRAÇA
Ironia, lirismo, amor e sacanagem são ingredientes que não faltam na poesia dos cariocas Gregorio Duvivier e Bruna Beber. Eles se reúnem nesta conversa com mediação do jornalista Fernando Luna, que assina a coluna “The Emoji Review” na Quatro Cinco Um.


SÁBADO, 06 DE JULHO

19h • Palco da Praça
[História] 60 ANOS DO GOLPE
O escritor Marcelo Rubens Paiva e o historiador Luiz Felipe de Alencastro analisam os efeitos de 21 anos de autoritarismo na sociedade brasileira e as perspectivas atuais para a democracia.  A mediação da conversa é da jornalista Patrícia Campos Mello.


DOMINGO, 07 DE JULHO

11h45 • Palco da Praça
[Literatura e ditadura] PÁGINAS DE UM PAÍS
Consagrados e em plena atividade, os autores Maria Adelaide Amaral e Ivan Angelo conversam sobre seus livros, brilhantes retratos literários de uma geração que moldou a TV, a cultura e o jornalismo nos anos 70 e 80. Mediação de Marta Góes.

17h30 • Auditório Armando Nogueira
[Literatura brasileira] TEMPO MÃE
A escritora e professora de literatura Silvana Tavano discorre sobre o tempo, suas memórias da mãe e a escrita de romance para ressuscitar passados e inventar futuros. A mediação é de Iara Biderman, editora da Quatro Cinco Um.


Share

Outras Notícias

Em novo romance, Tony Bellotto investiga a busca pela identidade

Por Felipe Maciel Durante a pandemia, Tony Bellotto imaginou uma cena: […]

leia mais
“A gente escreve mesmo é para ser lido” – Pedro Jucá

Prestes a lançar seu primeiro romance, “Amanhã tardará”, pelo selo Tusquets, […]

leia mais
Agência Riff n’A Feira do Livro 2024

Em sua terceira edição, o evento literário se consolida na agenda […]

leia mais