14 de agosto de 2023

Amor e desejo na corda bamba.

“Quarto aberto”, primeiro romance de Tobias Carvalho, registra com vigor literário a revolução comportamental de sua época.

Por Felipe Maciel

Primeiro romance de Tobias Carvalho, “Quarto aberto” (Companhia das Letras) começa a chegar nesta semana às livrarias! O escritor gaúcho retoma as investigações das relações homoafetivas masculinas entre os jovens dos dias de hoje, tema já abordado em seu primeiro livro, “As coisas” (Record), que lhe valeu o Prêmio Sesc de Literatura de 2018.

Narrador da história, Artur, um jovem introvertido que às noites vira um drag queen exuberante, mantém um relacionamento estável com Caíque. Ao receber subitamente pela rede social a mensagem “Sdd de transar contigo”, ele reencontra Eric, um rapaz com quem já havia se relacionado anos antes e que, atualmente, está em um relacionamento aberto com Antônio.

Mas o que a princípio estaria dentro de um script bem-resolvido e de mente aberta acaba se revelando, na prática, mais complexo. Era para ser apenas um revival sem importância que, aos poucos, ganha camadas, nuances e contornos imprevisíveis. A vida estável do narrador passa por reviravoltas, quando Caíque, seu namorado, entra para valer no enredo, transformando o triângulo amoroso que se estabelece em algo ainda mais intrincado.

Tobias cria um retrato instigante e de alta tensão de uma transformação comportamental em andamento. A geração do sexo fugaz e sem compromisso, do relacionamento por aplicativo, da exposição nas redes sociais e que tateia, sem saber ainda como lidar, a linha tênue que, muitas vezes, separa o tesão do afeto, a pulsão do desejo (ao menos no calor momento) e não consegue distinguir as consequências do que pode ferir a si e a quem se ama.


Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais