Adriana Lunardi

Sobre a autora

Adriana Lunardi nasceu em Xaxaim, Santa Catarina, em 1964. É escritora e roteirista brasileira. Morou em Porto Alegre, São Paulo e vive atualmente no Rio de Janeiro. Lunardi fez sua estreia na literatura nos anos 90 com As meninas da Torre Helsinque (Mercado Aberto/PMPA). Em 2002, lançou pela Rocco Vésperas, uma seleção de contos que narram os últimos dias na vida de escritoras, como Virginia Woolf, Clarice Lispector, Dorothy Parker e Katherine Mansfield. A obra foi publicada na França, Argentina, Portugal e Croácia. Seu primeiro romance, Corpo estranho, veio quatro anos depois, também pela Rocco. Nele, a escritora retrata o processo de luto de uma ilustradora botânica.

Suas narrativas foram publicadas em revistas e antologias no Brasil e no exterior, entre elas O livro das mulheres, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira e Contos sobre tela. É coautora, em parceria com Max Mallmann, da série de TV Ilha de ferro, da Rede Globo. Lunardi tem formação acadêmica em Comunicação Social e Mestrado em Literatura Brasileira. Redige roteiros para a TV, especialmente documentários, ministra cursos de leitura para futuros escritores e já realizou uma oficina de texto para moradores de rua, que resultou na publicação do livro Letras na rua (PMPA, 1993).

 


Citações


“Tanto no conto como no romance, a escrita de Adriana Lunardi se desenvolve lentamente: explorando a correlação entre ambiente e estados de alma, a narrativa procura desvelar e questionar a conduta das personagens diante dos eventos vividos.”
Enciclopédia Itaú Cultural


 

Leia mais

Entrevista de Adriana Lunardi para o Entrelinhas (TV Cultura) sobre o livro Vésperas (Rocco)

Autora de ‘Ilha de Ferro’, Adriana Lunardi se emociona ao relembrar criação da série ao lado do marido e autor, Max Mallmann, portal GShow (TV Globo)

 


Share

Vídeos

  • As meninas da Torre Helsinque
    Contos e Crônicas
    142 págs, 1996/prelo, Rocco.
  • A Vendedora de Fósforo
    Romance
    192 págs, 2011, Rocco.
  • Corpo Estranho
    Romance
    272 págs, 2006, Rocco.
  • Vésperas
    Contos e Crônicas
    128 págs, 2002, Rocco.