Flavio Cafiero

Sobre o autor

Flavio Cafiero nasceu no Rio de Janeiro em 1971 e mora em São Paulo desde 1994. Com formação publicitária, trocou aos 35 anos a carreira de executivo pela a de escritor, e se dedicou, durante um período sabático de transição, aos estudos. Nesse tempo, formou-se também como ator pelo Teatro-Escola Macunaíma.

Em 2013, publicou seu primeiro texto na coletânea 336 horas, organizada por Noemi Jaffe. No mesmo ano, lançou pela Cosac & Naify seu primeiro romance, O frio aqui fora, reeditado pela SESI-SP, e concorreu a alguns dos mais importantes prêmios literários do país. Em 2014, estreou como dramaturgo profissional com a peça Antes de mais nada, produzida por Germano Soares Baía e dirigida por Zé Henrique de Paula, e publicou outros dois livros. Em 2018, lançou o segundo romance, Espera passar o avião, pela Todavia. Hoje, além de se dedicar à literatura, segue escrevendo para teatro e cinema.

 


 

Citações

“Nesta sólida coletânea de contos, Cafiero revira as miudezas da classe média com um estilo abrasivo, irônico e formalmente insubordinado. Com determinação obsessiva e discursos caudalosos, seus tipos nos expõem um catálogo de ansiedades, sofrimentos, esperanças e mesquinharias da vida moderna.”
Daniel Galera, escritor, sobre Dez centímetros acima do chão (SESI-SP)

“Ele tem uma qualidade técnica e um jeito muito pessoal de falar sobre as coisas, meio melancólico e perturbador, bem filosófico, mas ao mesmo tempo simples.”
Noemi Jaffe escritora e crítica literária, sobre Dez centímetros acima do chão (SESI-SP)

 


 

Leia mais

Matéria de O Globo sobre Flavio Cafieiro

Matéria da Folha de S. Paulo sobre Flavio Cafieiro


Share

Vídeos

  • Achaque (título provisório)
    Romance
    prelo, Todavia.
  • Espera passar o avião
    Romance
    272 págs, 2018, Todavia.
  • Dez centímetros acima do chão
    Contos e Crônicas
    160 págs, 2014/2018, Sesi.
  • O frio aqui fora
    Romance
    256 págs, 2013/2018, Sesi.
  • O capricórnio se aproxima
    Contos e Crônicas
    24 págs, 2014, E-Galáxia.