Filipe Vilicic

Sobre o autor

Jornalista e escritor, o paulistano Filipe Vilicic é autor de quatro livros de não ficção, sendo os dois últimos, de grande repercussão, voltados para a análise sobre o impacto das novas mídias na forma como a sociedade consome notícias. Com passagens por Playboy, Veja São Paulo e O Estado de S. Paulo, Vilicic foi editor, repórter e colunista da revista Veja, onde assinava também o blog A Origem dos Bytes. Bastante atuante nas redes sociais, mantém perfis no Twitter, no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube, além do blog pessoal Balada do Fi.

Publicado pela Intrínseca em 2015, O clique de 1 bilhão de dólares reconstitui a história do Instagram, cocriado pelo brasileiro Michel “Mike” Krieger. A obra rendeu matérias em diversos veículos de imprensa e chegou a listas de mais vendidos em não ficção.

Em seu livro mais recente, O clube dos Youtubers (Editora Gutenberg), lançado na Bienal do Livro de 2019, o autor investiga com olhar crítico os bastidores da vida dos influenciadores digitais. Fruto de um trabalho de apuração de quase cinco anos, Vilicic revela como os youtubers tornaram-se imensamente populares e, hoje, são fundamentais para qualquer estratégia de comunicação. A obra foi tema de reportagens e entrevistas em diversos veículos de imprensa e abordada em variados canais do YouTube.

 


Citações

“’O clique de 1 bilhão de dólares’ é uma boa janela para os nomes e as grandes sagas que se desenrolam no Vale do Silício. Um campo de competição feroz, de gênios megalomaníacos, de transformações sociais e de cifras inacreditáveis, no qual o triunfo retumbante e o fracasso mais aterrador estão a um clique de distância.”
Revista Veja, sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

 “O autor descreve o competitivo universo das mentes mais inovadoras do mercado tecnológico.”
Revista Rolling Stone, sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

“Em suas 240 páginas de leitura ligeira, o livro mergulha no establishment casual criado pelo YouTube. Centenas de nomes mudaram de vida ou ao menos alavancaram a carreira graças à plataforma de vídeos.”
Revista Veja sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

 


Leia mais

Matéria da Revista Veja sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Entrevista de Filipe Vilicic para o Metrópolis/TV Cultura sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Matéria do Portal IG/Gente sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Matéria da Revista Galileu sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

Coluna do autor na Veja

Blog pessoal

 


Share

Vídeos

  • O clube dos youtubers
    História e Reportagem
    240 págs, 2019, Gutenberg.
  • O clique de 1 bilhão de dólares
    Biografia e Memórias
    240 págs, 2015, Intrinseca.
  • Viva e deixe viver
    História e Reportagem
    128 págs, 2013, Matrix.