Filipe Vilicic

Sobre o autor

Jornalista e escritor, o paulistano Filipe Vilicic é autor de quatro livros de não ficção, sendo os dois últimos, de grande repercussão, voltados para a análise sobre o impacto das novas mídias na forma como a sociedade consome notícias. Com passagens por Playboy, Veja São Paulo e O Estado de S. Paulo, Vilicic foi editor, repórter e colunista da revista Veja, onde assinava também o blog A Origem dos Bytes. Bastante atuante nas redes sociais, mantém perfis no Twitter, no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube, além do blog pessoal Balada do Fi.

Em O clube dos Youtubers (Editora Gutenberg), lançado na Bienal do Livro de 2019, o autor investiga com olhar crítico os bastidores da vida dos influenciadores digitais. Fruto de um trabalho de apuração de quase cinco anos, Vilicic revela como os youtubers tornaram-se imensamente populares e, hoje, são fundamentais para qualquer estratégia de comunicação. A obra foi tema de reportagens e entrevistas em diversos veículos de imprensa e abordada em variados canais do YouTube.

Já em O clique de 1 bilhão de dólares,  que ganhou edição revista e ampliada pela Intrínseca na ocasião dos 10 anos do Instagram, Filipe reconstitui a história da popular mídia social, cocriada pelo brasileiro Michel “Mike” Krieger. A obra, publicada originalmente em 2015, rendeu matérias em diversos veículos de imprensa e chegou a listas de mais vendidos em não ficção.

 


Citações

“’O clique de 1 bilhão de dólares’ é uma boa janela para os nomes e as grandes sagas que se desenrolam no Vale do Silício. Um campo de competição feroz, de gênios megalomaníacos, de transformações sociais e de cifras inacreditáveis, no qual o triunfo retumbante e o fracasso mais aterrador estão a um clique de distância.”
Revista Veja, sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

 “O autor descreve o competitivo universo das mentes mais inovadoras do mercado tecnológico.”
Revista Rolling Stone, sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

“Em suas 240 páginas de leitura ligeira, o livro mergulha no establishment casual criado pelo YouTube. Centenas de nomes mudaram de vida ou ao menos alavancaram a carreira graças à plataforma de vídeos.”
Revista Veja sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

 


Leia mais

Artigo de Filipe Vilicic publicado em Época sobre os 10 Anos do Instagram

Matéria da Revista Veja sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Entrevista de Filipe Vilicic para o Metrópolis/TV Cultura sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Matéria do Portal IG/Gente sobre “O clube dos Youtubers” (Intrínseca)

Matéria da Revista Galileu sobre “O clique de 1 bilhão de dólares” (Gutenberg)

Coluna do autor na Veja

Blog pessoal

 


Share

Vídeos

  • O clube dos youtubers
    História e Reportagem
    240 págs, 2019, Gutenberg.
  • O clique de 1 bilhão de dólares
    Biografia e Memórias
    219 págs, 2015/2020, Intrinseca.
  • Viva e deixe viver
    História e Reportagem
    128 págs, 2013, Matrix.