Ilona Szabó

Sobre a autora

llona Szabó é uma empreendedora cívica, especialista em segurança pública e políticas de drogas. Mestre em Estudos Internacionais pela Universidade de Uppsala, na Suécia, especialista em Desenvolvimento Internacional, pela Universidade de Oslo, e bacharel em Relações Internacionais, participou de diversos cursos executivos em centros acadêmicos de referência, como Harvard, Oxford e o Colégio de Defesa Nacional Sueco.

É cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé, um think tank globalmente reconhecido por desenvolver novas tecnologias, elaborar e propor políticas baseadas em evidências sobre segurança, justiça e desenvolvimento. É também uma das idealizadoras do Movimento Agora e colabora como colunista para a Folha de S. Paulo. Foi secretária-executiva da Comissão Global de Políticas sobre Drogas entre 2011 e 2016, e trabalhou em conjunto com ex-presidentes de diversos países, intelectuais, líderes mundiais e empresários na definição de estratégias de políticas públicas sobre o tema.

É autora dos livros Drogas: as histórias que não te contaram e Segurança Pública para virar o jogo, publicados pela Zahar. Foi também pesquisadora e corroteirista do documentário Quebrando o tabu, protagonizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 


 

Citações

“Li este livro de uma vez só…Do começo ao fim, ele prende a atenção sem a aridez das apresentações acadêmicas. Com a habilidade dos contadores de história, Ilona e Isabel nos conduzem pelos labirintos das estratégias de combate ao uso de drogas ilícitas, para mostrar que existem caminhos alternativos à repressão e ao aprisionamento.”
Drauzio Varella, médico e escritor, sobre Drogas: as histórias que não te contaram (Zahar)

“Seu nome é conhecido e reconhecido onde quer que esses assuntos sejam o foco da discussão. Ao seu lado, estão importantes lideranças. Como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, iniciativa privada e organizações civis….”
Portal Universa/UOL, sobre Ilona Szabó

“De modo didático, sem jargões, a obra apresenta um panorama dos principais problemas da área e mostra como é possível combatê-los.” 
Folha de S. Paulo, sobre Segurança Pública para virar o jogo (Zahar)

 


 

Leia mais

Entrevista de Ilona Szabó para o Canal Curta! sobre Segurança Pública para virar o jogo (Zahar),

Entrevista de Ilona Szabó para Roberto D’Ávila (GloboNews) sobre Segurança Pública para virar o jogo (Zahar),

Entrevista de Ilona Szabó para o El País sobre Drogas: as histórias que não te contaram (Zahar)

 


Share

Vídeos

  • Segurança pública para virar o jogo
    Estudos sociais, Política e Cultura
    144 págs, 2018, Zahar.
  • Drogas: as histórias que não te contaram
    Estudos sociais, Política e Cultura
    200 págs, 2017, Zahar.