João Gabriel Santana de Lima

Sobre o autor

Nascido em 1965 no Rio de Janeiro e radicado em São Paulo, o jornalista João Gabriel Santana de Lima é graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e possui certificado em Publishing pela Universidade de Stanford, na Califórnia. Cursou também o MBA de Gestão da Abril e é professor de Jornalismo da FAAP. Idealizou ainda o projeto de Pós-graduação em Jornalismo para o Insper, onde é coordenador do curso.

Com ampla experiência jornalística, começou a carreira como estagiário na Folha de S. Paulo, foi editor de Cultura da revista Veja nos anos 90 e diretor de redação da revista Bravo! e editor-executivo da Época e Época Negócios. Trabalha atualmente como editor-executivo do Estadão. Como escritor, é autor do romance O burlador de Sevilha, lançado em 2000 pela Companhia das Letras e publicado em Portugal e na Espanha. Em 2006, publicou pela Objetiva seu segundo romance, Carnaval, que ganhou também uma edição espanhola.

 


 

Citações

“Ao contrário do que seria de esperar, o Carnaval não é um tema freqüente na literatura brasileira. Contam-se nos dedos as obras devotadas a ele, como o conto Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles, e a peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. A novela Carnaval, do jornalista e escritor João Gabriel de Lima, é um belo acréscimo à lista.”
Moacyr Scliar, escritor, sobre Carnaval (Objetiva)

 “Numa narrativa que é recheada de referências a filmes, Lima -que é escritor e jornalista- descreve encontros e desencontros do personagem ao caminhar pela cidade, misturar-se aos blocos da zona sul e descobrir uma Lapa renascida.”
Folha de S. Paulo, escritor, sobre Carnaval (Objetiva)

 


Share

Vídeos

  • Carnaval
    Romance
    132 págs, 2006, Objetiva.
  • O burlador de Sevilha
    Romance
    128 págs, 2000, Companhia das Letras.