Luiz Cláudio Cardoso

Sobre o autor

Luiz Cláudio Cardoso foi um escritor carioca formado em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, atual UERJ. Como diplomata de carreira, passou 20 anos no exterior representando o Brasil em cidades como Ottawa, Nova York, Caracas, Madri, Montevidéu e Damasco. Foi membro titular do P.E.N. Clube do Brasil-RJ e da Academia Brasiliense de Letras. Com um texto sem fronteiras, Luiz Cláudio, que faleceu em 2019, conquistou importantes prêmios de literatura brasileira.

O autor dedicou-se também a escrever para crianças e jovens. Em suas histórias destinadas a esse público, não hesitou em enfrentar questões sobre as quais não é fácil falar, como o preconceito, a morte e as perseguições políticas. É o caso, por exemplo, de Aids: e agora?, livro lançado no final dos anos 80 pela Scipione, que conta a história dos irmãos Pedrinho e Lena, hostilizados em seu meio social a partir da suspeita de contaminação de seu pai pelo vírus HIV. Já no livro Ter ou não ter (Rovelle), o escritor trouxe à tona questionamentos recorrentes da adolescência, na voz franca e frágil de uma garota comum.

Para o escritor, quem se dispõe a dialogar com crianças e jovens não deveria se esquivar a perguntas difíceis. E Luiz Cláudio Cardoso foi um interlocutor privilegiado, que escreveu sobre temas fundamentais, que mudam com o tempo, com a leitura e com o próprio amadurecimento do leitor.

 


 

Citações

“Diante da suspeita de que o pai de Pedrinho e Lena tenha contraído Aids, seus vizinhos fazem um abaixo-assinado exigindo que a família se mude. Os colegas das crianças, cheios de dúvida, resolvem consultar uma médica para saber mais sobre a doença. Informados, superam o preconceito e aproximam-se dos amigos. Ao fornecer dados científicos sobre o vírus HIV, este livro ajuda no combate à intolerância e estimula a solidariedade.”
Site Ciência Mão (USP), sobre Aids: e agora? (Scipione)


Share

Vídeos

  • As Aventuras e Desventuras de um Sapo
    Infantil e Juvenil
    24 págs, 1989/2017, Scipione.
  • Ter ou não Ter
    Infantil e Juvenil
    64 págs, 2014, Rovelle.
  • Meu Pai, acabaram com ele
    Infantil e Juvenil
    80 págs, 1997/2012, Scipione.
  • Aids: e agora?
    Infantil e Juvenil
    52 págs, 1989/2000, Scipione.
  • Diário de Berê
    Romance
    159 págs, 1989, Estação Liberdade.
  • Uma Banal História de Amor
    Romance
    1988, Global.
  • Tantubá
    Romance
    1 págs, 1984, Global.
  • Empedradura ou Empedríada
    Romance
    263 págs, 1983, Global.