Paula Gicovate

Sobre a autora

Nascida em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, em 1985, Paula Gicovate é formada em Letras/Formação de escritor, na PUC-Rio, e trabalha como escritora e roteirista para cinema e TV. Em 2014, lançou pela Editora Guarda-Chuva Este é um livro sobre amor, sua terceira incursão literária e primeiro romance. A obra, que será adaptada ao cinema, foi traduzida e publicada na Espanha em 2016.

Antes vieram as coletâneas de contos Sobre o tudo que transborda (Multifoco) e D4 (Multifoco). Como roteirista, elaborou os roteiros de programas como Esquenta e Melhores anos das nossas vidas, para a TV Globo, Desnude, para o GNT, além de ter sido a criadora da série Só garotas, do Multishow.

A autora já participou de Bienais do Livro, entre elas as de Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes. Em 2017, foi uma das escritoras brasileiras convidadas a participar da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. E, em 2015, foi selecionada para uma residência de escrita criativa em Barcelona.

 


Citações

‘“Estou debruçada sobre o título ‘Este é um livro sobre o amor’.”, de Paula Gicovate
Maria Ribeiro, atriz, diretora de cinema e escritora, sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

“Ella, a protagonista deste romance, relembra sua vida amorosa e narra episódios de quatro relacionamentos com homens de personalidades distintas. Obcecada pela escrita e pelo amor, a personagem apresenta um retrato a um só tempo cômico e desiludido das relações humanas.”
Folha de S. Paulo sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

“Amor é um tema inesgotável entre escritores, cineastas, músicos, fotógrafos e artistas. Com a escritora e roteirista Paula Gicovate, 30 anos, não foi diferente. Lançado em maio, Este é um livro sobre amor (ed. Guarda-Chuva) é seu terceiro livro, mas seu primeiro romance. É também a primeira vez que Paula escreve sobre o sentimento sem fazer curvas ou misturá-lo a outros assuntos. Desta vez, é ‘amor por amor’.”
Revista TPM sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

“Um livro perfeito para entender a cabeça da mulher do século 21”.
Ronaldo Bressane, jornalista e crítico literário, sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

“É que rolaram umas conexões por causa do filme novo baseado no livro ‘Esse é um livro sobre amor’, da Paula Gicovate, com direção da Vera Egito, que eu vou fazer.”
Maria Ribeiro, atriz, diretora de cinema e escritora, sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

 


Leia mais

Matéria do site Ambrósia sobre Este é um livro sobre amor (Guarda-Chuva)

Site da autora

 


Share

Vídeos

  • Este é um livro sobre amor
    Biografia e Memórias
    92 págs, 2014, Guarda-Chuva.