Genêro do Autor: Estudos sociais, Política e Cultura

Juliano Holanda

26 de agosto de 2022

Sobre o autor

Nascido em 1977 em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, e crescido em Olinda, Juliano Holanda já conta com uma trajetória consolidada no meio musical, tendo iniciado a carreira artística entre os anos 1990 e 2000, tocando com diversos artistas, dentre os quais Alessandra Leão, Erasto Vasconcelos e Orquestra Contemporânea de Olinda.

Juliano produz, arranja, toca, conduz e, principalmente, compõe. São mais de 600 canções compostas, algumas gravadas por vozes consagradas como as de Zélia Duncan, Simone, Elba Ramalho, Filipe Catto, Johnny Hooker, Almério e Ceumar.

Em 2015, ganhou visibilidade nacional com a trilha musical da série Amorteamo, exibida na TV Globo. É idealizador da Mostra Reverbo, que reúne 29 artistas com expressiva atuação em Pernambuco. Em 2021, lançou seu terceiro álbum autoral, Por onde as casas andam em silêncio, em que apresenta crônicas sobre os contextos sociais, políticos e culturais do Brasil atual.

Agora, o artista multifacetado se apresenta também como escritor, revelando sua verve criativa e inquieta para a escrita literária.

 


Citações

“Figura elementar e quase onipresente na nova cena musical pernambucana, Juliano se mantém como um compositor profícuo, registrando as memórias do presente em canções.”
Folha de Pernambuco sobre Juliano Holanda

“O ofício primordial de Juliano é a composição. É como compositor que ele se identifica prontamente.”
Revista Continente sobre Juliano Holanda

 


Leia mais

Entrevista de Juliano Holanda para a Carta Capital

Entrevista de Juliano Holanda para a Folha de Pernambuco

Entrevista de Juliano Holanda para o Diário de Pernambuco

Entrevista de Juliano Holanda para a Revista Continente

Site do autor

Silvio Almeida

6 de junho de 2022

Sobre o autor

Natural de São Paulo, Silvio Almeida é um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros da atualidade. Advogado, filósofo, professor e palestrante há duas décadas, é graduado em Direito e em Filosofia e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Entre suas atividades, tem se destacado com publicações de artigos e livros nas áreas do direito, da filosofia, da economia política e das relações raciais. Além disso, Silvio mantém uma forte presença nos meios de comunicação social, destacando-se sua atividade como colunista do caderno de Política do jornal Folha de S. Paulo.

É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e da Escola de Direito de São Paulo, ambas da Fundação Getúlio Vargas, e leciona na tradicional Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O autor se destaca, ainda, por sua experiência internacional como professor visitante e pesquisador nas universidades de Columbia e Duke, duas das mais prestigiadas do mundo.

Silvio também está à frente do Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos que promove a defesa jurídica de minorias e projetos de educação antirracista. Nos últimos anos, proferiu palestras nacionais e internacionais, além de ter prestado consultoria para instituições públicas e privadas.

Seu livro “Racismo estrutural” (Jandaíra) é considerado um dos mais relevantes estudos sobre teoria social recentemente publicados no Brasil. É também o autor de “Sartre: Direito e Política” (Boitempo) e de “O Direito no jovem Lukács” (Alfa-Ômega). Seu próximo livro, “Estado, direito e raça no pensamento social brasileiro”, ainda inédito, será publicado pela Companhia das Letras.

Em seu canal no YouTube, Silvio apresenta ao público análises políticas a partir de músicas, videoclipes, HQs, livros, filmes e séries, além de entrevistas com nomes da cultura e da política nacionais relevantes, entre eles Mano Brown, Emicida, Lázaro Ramos, Luiz Antônio Simas, Itamar Vieira Júnior, Benedita da Silva e Leci Brandão.

 


Citações

O trabalho de Silvio Almeida tem tornado o Brasil um pouco mais consciente de que o racismo não é um resquício anacrônico do período colonial, que os homens de boa vontade almejam um dia eliminar, mas sim a própria condição estrutural que torna possível ao país existir enquanto tal.”
Acauam Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco, sobre Racismo estrutural (Jandaíra)

“Há tempos não via clareza de raciocínio e acuidade intelectual como a de Silvio Almeida. Sua visão sistêmica sobre racismo é um corte radical nas discussões sobre desenvolvimentismo e sobre inclusão. Ele consolida a ideia de que não há desenvolvimento sem inclusão. E expõe com uma clareza insuperável a condição brasileira, de periferia do capitalismo, de atraso.”
Luis Nassif, jornalista e escritor, sobre Racismo estrutural (Jandaíra)

“Um dos maiores intelectuais do país, o advogado resgata sua história e aponta o pensamento crítico e a diversidade como caminhos para a construção de um futuro justo.”
Revista Trip sobre Silvio Almeida

 


Leia mais

Entrevista de Silvio Almeida para o Roda Viva

Entrevista de Silvio Almeida para Lilia Schwarcz

Entrevista de Silvio Almeida para o El País

Matéria da revista Trip sobre Silvio Almeida

Matéria do site Hypeness sobre Silvio Almeida

Capa da Revista Gol sobre Silvio Almeida