27 de fevereiro de 2024

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de crimes ocorridos no Brasil e no mundo

Por Felipe Maciel

Uma das produções brasileiras de maior sucesso no exterior, a terceira e derradeira temporada da série “Bom dia, Verônica” estreou recentemente na Netflix trazendo novidades no elenco, com a entrada de Rodrigo Santoro e Maitê Proença, e reforçando a aposta no terror psicológico.

Inspirado no livro homônimo da dupla Ilana Casoy e Raphael Montes, que também divide o roteiro da produção para o streaming, a ficção se inspira nos elementos narrativos do true crime, gênero que virou fenômeno midiático, mesclando elementos da cultura pop, linguagem realista, clima noir e o fio de tensão das tramas de detetive.

Nessa seara, não é exagero afirmar: a criminóloga e escritora Ilana Casoy é a dama do true crime brasileiro e, não à toa, a madrinha do selo Crime Scene, da DarkSide.

Confira três livros da autora de arrepiar. Apenas cuidado para não perder o sono e não desgrudar das páginas.

📷 Fernando Moraes/Folhapress

Serial killers: Made in Brazil

DarkSide

capa:

Sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais a autora entrevistou pessoalmente, revelando depoimentos chocantes e inquietantes. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto.

Casos de família: arquivos Richthofen e arquivos Nardoni

DarkSide

capa:

A criminóloga abre pela primeira vez seus cadernos de anotações utilizados durante a pesquisa na Polícia Civil, Científica e Ministério Público dos crimes envolvendo as famílias Richthofen e Nardoni, que, ainda hoje, chocam o país.

Serial killers: Louco ou cruel?

DarkSide

capa:

Transitando entre a Criminologia, o Direito, a Psiquiatria e a Psicologia, Ilana Casoy disseca 16 casos reais de serial killers que chocaram o século 20, entre eles Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e o Zodíaco, cuja identidade segue desconhecida até hoje.


Share

Outras Notícias

Tempo e memória

Confira um trecho de “Ressuscitar mamutes”, novo romance da premiada escritora […]

leia mais
Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais