8 de junho de 2018

O Printemps Littéraire Brésilien leva literatura brasileira a França

Em sua terceira edição em 2016, a Universidade da Sorbonne sedia em Paris, de 21 a 31 de março, o Printemps Littéraire Brésilien que visa levar a literatura brasileira contemporânea a espaços de ensino do português na França, sob a curadoria de Leonardo Tonus, coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na Universidade. O evento contará com a presença de mais de 30 romancistas, ilustradores, quadrinistas, poetas cineastas, fotógrafos, dramaturgos e contistas, com atividade realizadas dentro e fora da Universidade, para discutir a literatura infantil e juvenil brasileira e suas potencialidades.

O Printemps Littéraire Brésilien inscreve-se numa perspectiv pedagógica e se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura brasileira. Trata-se de um encontro inicialmente idealizado para promover a ampliação da formação do estudantes da universidade (franceses, alguns ainda iniciantes na língua portuguesa; brasileiros ou portugueses em intercâmbio), mas que já se consolidou também como um importante espaço de discussão literária, potencializando leituras e enriquecedoras experiências culturais em torno da língua portuguesa.
Dentre as novidades desta 3ª. edição, o evento terá uma organização tripartida realizada conjuntamente com Simone Paulino (escritora e editora da “Nós”) e Verônica Lessa (jornalista, editora e promotora de eventos culturais) e pela primeira vez desde a sua criação o evento internacionaliza-se. Encontros paralelos acontecerão na Universidade de Leiden (Holanda), organizado pela professora Sara Brandellero; em Berlim, em espaços institucionais e culturais, sob a responsabilidade de Antonio Salvador (escritor e professor) e Luciana Rangel (jornalista e criadora do Círculo Literário de Berlim), atualmente residentes na Alemanha, e durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, graças à atuação de Verônica Lessa e do escritor Roberto Parmeggiani.
Para além de atividades em sala de aula, serão organizados em Paris encontros, leituras, lançamentos, exposições e ateliês em espaços institucionais (Embaixada do Brasil na França, Fundação Gulbenkian, Maison du Brésil, Maison de l’Amérique Latine, Maison de la culture du Japon à Paris) e de ensino público (escolas primárias e de ensino médio). O estande do Brasil no Salon du Livre de Paris também receberá alguns autores para sessões de autógrafo.
Delegação oficial do Printemps Littéraire Brésilien de 2016:
Lúcia Hiratsuka, Roger Mello, Roberto Parmeggiani, Jessé Andarilho, Henrique Rodrigues, Marcello Quintanilha, Paula Anacaona, Marcelo D’Salete, Claudia Nina, Lucrécia Zappi, Lúcia Bettencourt, Paloma Vidal, Krishna Monteiro, Miguel Sanches Neto, Mário Araujo, Alexandre Vidal Porto, Godofredo de Oliveira Neto, Paula Fábrio, João Guilhoto, Andrea Nunes, Márcio Benjamin, Ieda de Oliveira, Felipe Franco Munhoz, Maurício Vieira, Flávio Goldmann, Jéferson Assumção, Susana Fuentes, Kátia Gerlach, Eunice Gutman, Mariza Baur, Patrícia Melo, Antonio Salvador, Camila Gonzatto, Caio Yurgel.
Organização e curadoria: Leonardo Tonus, Simone Paulino e Verônica Lessa
MAIS INFORMAÇÕES:
Twitter: @printempsbresil

Share

Outras Notícias

Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Luis Fernando Verissimo: […]

leia mais
Uma vibração de claridade impiedosa

Por Moacyr Godoy Moreira* (Resenha de Em Plena Luz, de Tércia […]

leia mais
Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Noemi Jaffe: Em […]

leia mais