25 de novembro de 2018

Elza, a garota

Molina é um jornalista que, aos 43 anos, toma a decisão de se dedicar exclusivamente a ser escritor. Na busca por uma história que valha a pena ser contada, ele conhece Xerxes, que lhe narra sua paixão por uma menina chamada Elza, em meio à Intentona Comunista, quando Luís Carlos Prestes quis tomar o poder e foi derrotado. A história de amor, no entanto, jamais foi consumada: Elza foi assassinada por seus companheiros do Partido Comunista. O corpo foi encontrado em 1940, enterrado no quintal de uma casa de subúrbio, na capital fluminense. O partido a estrangulou sem convicção?
Sérgio Rodrigues mistura literatura e reportagem para criar um romance original e envolvente. O livro tem pontos de contato com Soldados de Salamina, ótimo romance de Javier Cercas sobre a Guerra Civil Espanhola. “Este livro me ajudou principalmente a ter coragem de misturar pesquisa e ficção com mais ousadia do que se costuma ter num romance histórico convencional”, diz o autor.
 “Um livro indispensável”
Zuenir Ventura
“Numa abordagem ficcional, o jornalista recupera detalhes obscuros de um dos principais momentos da história política do país”
Jornal do Brasil

Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais